Mazda mostrou o MX-Crossport em Detroit

ja621.jpgA Mazda apresentou no Salão de Detroit (EUA), no inicio de janeiro deste ano, o protótipo MX-Crossport, cujas linhas servirão de inspiração para os novos produtos da marca. O modelo conceitual foi desenhado pelos estilistas do fabricante japonês, em Hiroshima (Japão), e traz traços do RX-8 em harmonia com os dos utilitários esportivos.

ja626.jpgTrata-se de um "crossover" que combina a força e a esportividade do RX-8 com a praticidade de um veículo utilitário esportivo. O MX-Crossport mede apenas 4,6 metros de comprimento, o que o torna compacto se comparado com outros representantes do segmento. Entretanto, os 2,7 metros de distância entreeixos proporcionam um bom espaço aos ocupantes do carro.

ja625.jpgNa dianteira, os destaques ficam por conta dos faróis em forma de olhos de gato e do pára-choque baixo. O perfil musculoso, de linhas fortes, é complementado por rodas de cinco raios e 20 polegadas, montadas com pneus 275/45R. Na traseira, lanternas transparentes e duas grandes saídas de ar dão ao MX-Crossport uma imagem esportiva.

No interior, a Mazda privilegiou a esportividade em detrimento da aparência familiar dos utilitários esportivos. O "design" interno foi criado para transmitir a sensação de movimento e velocidade.

ja624.jpgSeu habitáculo, à primeira vista pequeno, foi desenhado para ter aparência moderna e aproveitamento de espaço de modo que os passageiros sintam-se bastante confortáveis. Os bancos "flutuantes" em couro, presos ao assoalho do carro por uma haste única, contribuem para a sensação de espaço no interior. A parte traseira dos bancos dianteiros é feita em alumínio e acrílico para ampliar a visibilidade dos passageiros do banco traseiro e proporcionar a sensação de maior espaço interno.

ja623.jpgO volante de três raios e a tela futurista do console central convidam o motorista a acelerar. Destaque também para a grande área envidraçada do teto e o acabamento, com materiais como acrílico, alumínio e couro.

Sua alavanca de câmbio oferece duas posições distintas para os dois modos: automático e manual. No modo automático a troca de marcha é feita com alavanca inclinada para frente mais próxima ao console central e as marchas (ré, "drive", "parking"…) podem ser escolhidas com o simples toque em um botão no topo da alavanca de marchas. No modo manual as marchas podem ser selecionadas usando o seletor mais (+) e menos (-).

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