O CX-7, um ?todo terreno? de tamanho médio de cinco lugares, criado mais para uso em asfalto do que no campo (fora-de-estrada). Embora tenha sido desenhado especialmente para o mercado norte-americano, onde será colocado à venda na primavera de 2006, terá também uma versão para o mercado europeu em 2007.
Será o primeiro ?todo terreno? que a Mazda lança depois do Tribute deixar de ser comercializado. Ele é inspirado no protótipo Mazda Mx-Crossport, que foi mostrado ao público no Salão do Automóvel de Tóquio.
Destaca-se externamente pelos proeminentes pára-lamas com a característica grade dupla dianteira dos modelos Mazda. Suas roda s ão de alumínio de 18 polegadas. Para o mercado norte-americano, o CX-7 será equipado com um motor a gasolina de injeção direta e turbocompressor de 4 cilindros, de 2.3 litros e 244 cv de potência máxima a 5.000 rpm.
Sua tração é do tipo ?total?. E o motorista pode escolher entre a tração dianteira, ou deixar que uma ?centralina? distribua a força (50% para traseira), segundo as condições de condução e a estrada por onde circule. Sua suspensão é independente nas quatro rodas e os freios, disco ventilados. Entre os equipamentos de segurança, se encontram o antibloqueio dos freios, controle de tração e controle de estabilidade.