Muito mais famosa pelo seu passado do que pelos atuais produtos, a Maserati (a marca do tridente) acaba de anunciar a chegada da linha 2005 e, sem muito alarde, com modificações ocorridas apenas sobre detalhes, antecipando a presença do Coupé e Spyder no Salão de Paris 2004.
As alterações estéticas não foram significativas no visual do carro. Na parte frontal, seguindo tendência do estilo da casa, à moda Quattroporte, a grade do radiador ganhou barras transversais. Uma mudança extremamente simples e quase imperceptível, bem ao gosto dos apaixonados pela marca.
Na parte traseira, sobre o pára-choque, abriu-se uma nova janela retangular com função extratora, para canalizar a passagem do ar que vem sob o automóvel. Essa solução, muito aplicada em carros de pista, amplia a pressão dinâmica (“down force”) ao fazer o ar passar mais rápido por baixo do carro do que sobre ele.
A intenção de fazer o novo Maserati semelhante aos modelos anteriores é clara, mas, mesmo esta bela carroçaria tem muito a percorrer antes de podermos compará-la ao que foram os modelos encarroçados por Frua e Bertone. Contudo, é admirável a discreta associação de imagem e de muito bom gosto.
Internamente, apenas pequenos detalhes de acabamento identificarão o modelo 2005. Haverá a possibilidade de se combinar couro de cores diferentes. Os instrumentos ganharam novo “layout” e a cor azul agora faz o fundo se destacar sob o grafismo branco, e os apliques em tom de alumínio são de série.O túnel que recobre o eixo cardã foi redesenhado e, com isso, criou-se espaço para abrigar um bom compartimento porta-trecos. Por último, a pequena alavanca seletora do câmbio seqüencial ganhou a marca D (drive), até então inexistente.
As rodas com sete raios são standard e as com quinze opcionais, obvio com aro maior. Não há alterações na mecânica, que permanece com um V8 de 4,2 litros e 390 cv, capaz de levá-los de 0 a 100 km/h em 4,9 e 5 segundos e a alcançar 285 e 283 km/h (Coupé/Spyder).