Coube à engenharia e ao ?marketing? da Fiat do Brasil descobrir o que dificultava a venda do veículo. O estilo ousado, embora não tão significativo hoje, ainda é marcante, mas faltava alguma coisa na parte frontal e a solução mais simples (e barata) foi mudar a grade e emoldurá-la juntamente com os faróis. Tanto no sedã como na perua Weekend, a dianteira ganhou nova grade do radiador, com contornos e molduras cromadas. O logotipo Fiat na traseira agora vai posicionado na parte central do porta-malas. No sedã, as lanternas trazem nova lente incolor, enquanto na perua a novidade fica por conta das molduras cinzas, que se estendem até o bagageiro.
Também se passou a oferecer o ?Kit Connection?, semelhante ao visto no Stilo. Usando tecnologia ?bluetooth?, consiste em ?CD player?, faróis de neblina, novas rodas de liga leve de 15 polegadas e, claro, o ?kit? viva-voz com celular Nokia. O preço: R$ 1.500,00. Apenas para referência, somente o celular custa R$ 1.000,00 nas lojas.
E seu porta-malas de 430 litros dá para acomodar tranqüilamente a bagagem da família. Mas o grande trunfo do Marea, na verdade, é o motor 1.6 16V Hi-torque, produzido na Argentina . Preço: R$ 46.450,00. (BN)
OLHO CLÍNICO
O propulsor 1.6 16V do Marea SX rende 106 cv de potência e 15,4 kgfm de torque a 4500 rpm, mas a Fiat diz que ele entrega 82,5% desse torque a 1500 rpm, subindo para 90% a 3.000 giros. De resto, é o mesmo carro, a não ser pelo reescalonamento do diferencial do câmbio em relação a versão 1.8. A montadora italiana informa que o propulsor 1.6 é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atingir 186 km/h. Segundo a Fiat, o modelo 1.6 faz 10,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada, ante 9,2 km/l e 13,8 km/l, respectivamente, da versão 1.8 16V. A relação peso potência é de 11,2 kg/cv, considerada apenas razoável.
Na cidade, onde tivemos contato com o carro, ele não decepcionou, porém faltou conhecer seu comportamento na estrada e, sobretudo, conferir o consumo, considerado baixo pela Fiat. Entretanto, com o conta-giros entre 1.000 e 3.000 rpm o carro surpreende, mesmo com a relação peso potência relativamente alta.
Como boa parte do torque é entregue em baixa rotação, o Marea SX 1.6 tem uma condução eficiente, marcada pela boa aceleração e retomada. O motor reage bem quando o carro é submetido a ladeiras, trecho que percorre com eficiência em segunda e, dependendo da inclinação, até em terceira marcha. Outra boa característica do Marea é a dirigibilidade: a posição do motorista permite boa visibilidade e fácil acesso aos comandos do automóvel. Além do motor 1.6 16V da versão avaliada, o Marea continua disponível com motores 1.8, de 132 cavalos; 2.4 20V de 160 cv; e 2.0 20V turbo, de 182 cv de potência. A Fiat pretende vender 300 sedãs por mês (além de 50 peruas). Vamos ver como o mercado responderá. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, 4 válvulas por cilindro, alimentação por injeção eletrônica multiponto, duplo comando de válvulas no cabeçote
Cilindrada (cm³): 1.596 cm³
Potência: 106 cv a 5.500 rpm
Torque: 15,4 kgfm a 4.500 rpm
Taxa de compressão: 9,5:1
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Comprimento: 4,39 m
Largura: 1,74 m
Altura: 1,43 m
Entre-eixo: 2,54 m
Porta-malas: 430 litros
Peso: 1.190 kg
Suspensão:
Dianteira:
McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais
Traseira:
Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais
Freios: Disco ventilado com pinças flutuantes na dianteira e tambor na traseira com sapatas autocentrantes
Tanque (l): 63 litros
Preço: R$ 46.450,00