Apesar da crise que se instalou nos últimos anos em Turim (Itália), a filial brasileira da Fiat, instalada em Betim (MG), teve que se virar para tirar leite de pedra. Apenas o Stilo e o Doblò, em quatro anos, foram lançamentos originais e mesmo o Idea, prestes a chegar, usa componentes do Palio, evidenciando a economia de custos.
Coube à engenharia e ao ?marketing? da Fiat do Brasil descobrir o que dificultava a venda do veículo. O estilo ousado, embora não tão significativo hoje, ainda é marcante, mas faltava alguma coisa na parte frontal e a solução mais simples (e barata) foi mudar a grade e emoldurá-la juntamente com os faróis. Tanto no sedã como na perua Weekend, a dianteira ganhou nova grade do radiador, com contornos e molduras cromadas. O logotipo Fiat na traseira agora vai posicionado na parte central do porta-malas. No sedã, as lanternas trazem nova lente incolor, enquanto na perua a novidade fica por conta das molduras cinzas, que se estendem até o bagageiro.
Por dentro, a novidade se resumiu ao tom prateado do console central e das maçanetas. Na versão SX 1.6 o ar-condicionado passou a ser automático (mas não digital), há agora o travamento automático das portas a 30 km/h, espelho eletrocrômico e aviso sonoro de velocidade.
Também se passou a oferecer o ?Kit Connection?, semelhante ao visto no Stilo. Usando tecnologia ?bluetooth?, consiste em ?CD player?, faróis de neblina, novas rodas de liga leve de 15 polegadas e, claro, o ?kit? viva-voz com celular Nokia. O preço: R$ 1.500,00. Apenas para referência, somente o celular custa R$ 1.000,00 nas lojas.
Por dentro, o automóvel não ?reinventou a roda?, ou seja, traz equipamento e confortos comuns a outros veículos do tipo como ar-condicionado programável, direção hidráulica, trio-elétrico e um bom ?CD player?. O acabamento em veludo é agradável e o espaço interno, generoso.
E seu porta-malas de 430 litros dá para acomodar tranqüilamente a bagagem da família. Mas o grande trunfo do Marea, na verdade, é o motor 1.6 16V Hi-torque, produzido na Argentina . Preço: R$ 46.450,00. (BN)
OLHO CLÍNICO
Um dos pontos que tornam o sedã da Fiat caro são os motores importados da Europa. Com a recente fabricação do motor 1.6 16V na Argentina, foi possível reduzir o custo do veículo. Não é um motor novo para os brasileiros, pois ele equipou o ?hatch? Brava e foi exportado para alguns países no próprio Marea.
O propulsor 1.6 16V do Marea SX rende 106 cv de potência e 15,4 kgfm de torque a 4500 rpm, mas a Fiat diz que ele entrega 82,5% desse torque a 1500 rpm, subindo para 90% a 3.000 giros. De resto, é o mesmo carro, a não ser pelo reescalonamento do diferencial do câmbio em relação a versão 1.8. A montadora italiana informa que o propulsor 1.6 é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atingir 186 km/h. Segundo a Fiat, o modelo 1.6 faz 10,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada, ante 9,2 km/l e 13,8 km/l, respectivamente, da versão 1.8 16V. A relação peso potência é de 11,2 kg/cv, considerada apenas razoável.
Avaliamos o Marea SX 2006 equipado com motor 1.6 16V em trecho urbano da cidade de Porto Alegre (RS), durante apresentação do modelo aos jornalistas automotivos da Região Sul. Embora seu funcionamento nos tenha parecido um pouco áspero, o propulsor cumpre com a promessa de estar disponível sempre que requisitado.
Na cidade, onde tivemos contato com o carro, ele não decepcionou, porém faltou conhecer seu comportamento na estrada e, sobretudo, conferir o consumo, considerado baixo pela Fiat. Entretanto, com o conta-giros entre 1.000 e 3.000 rpm o carro surpreende, mesmo com a relação peso potência relativamente alta.
Como boa parte do torque é entregue em baixa rotação, o Marea SX 1.6 tem uma condução eficiente, marcada pela boa aceleração e retomada. O motor reage bem quando o carro é submetido a ladeiras, trecho que percorre com eficiência em segunda e, dependendo da inclinação, até em terceira marcha. Outra boa característica do Marea é a dirigibilidade: a posição do motorista permite boa visibilidade e fácil acesso aos comandos do automóvel. Além do motor 1.6 16V da versão avaliada, o Marea continua disponível com motores 1.8, de 132 cavalos; 2.4 20V de 160 cv; e 2.0 20V turbo, de 182 cv de potência. A Fiat pretende vender 300 sedãs por mês (além de 50 peruas). Vamos ver como o mercado responderá. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, 4 válvulas por cilindro, alimentação por injeção eletrônica multiponto, duplo comando de válvulas no cabeçote
Cilindrada (cm³): 1.596 cm³
Potência: 106 cv a 5.500 rpm
Torque: 15,4 kgfm a 4.500 rpm
Taxa de compressão: 9,5:1
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Comprimento: 4,39 m
Largura: 1,74 m
Altura: 1,43 m
Entre-eixo: 2,54 m
Porta-malas: 430 litros
Peso: 1.190 kg
Suspensão:
Dianteira:
McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais
Traseira:
Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais
Freios: Disco ventilado com pinças flutuantes na dianteira e tambor na traseira com sapatas autocentrantes
Tanque (l): 63 litros
Preço: R$ 46.450,00