Recém-adquirida pela Ford, a Troller receberá investimentos da montadora norte-americana em médio prazo ou nos próximos quatro anos. Mas segundo Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, por enquanto nada muda nas operações da empresa brasileira, exceto na parte administrativa. Mário Araripe, ex-presidente da Troller, deixou seu cargo e não continuará atuando na companhia.

continua após a publicidade

A aquisição da Troller tem como objetivo fortalecer a presença da Ford no nicho dos veículos comerciais leves, disse Oliveira. Porém, a marca brasileira será mantida, e não incorporada à Ford. Oliveira afirma que, pelo menos até o final deste ano, não haverá mudanças nos carros, no sistema de produção, na rede de distribuidores e de assistência da Troller.

Nos próximos quatro anos a Ford vai investir em sua nova controlada, promovendo sinergias não apenas na área produtiva, mas também nos distribuidores. "Implantaremos conceitos da Ford nas concessionárias Troller, mas elas vão manter a bandeira da empresa brasileira", disse o executivo.

Hoje, a produção de modelos Troller na fábrica de Horizonte, no Ceará, é praticamente artesanal. Oliveira afirma que, no momento, não serão aplicados novos conceitos na planta. Porém, até o final da década a Ford vai aperfeiçoar a linha de produção da empresa brasileira, incorporando maquinário e promovendo melhorias nos processos produtivos, assim como mudanças nos carros. Ele também desmentiu os rumores de bastidores que davam conta da intenção da Ford de usar os benefícios fiscais concedidos pelo governo do Ceará para produzir um modelo popular em Horizonte.

continua após a publicidade

A apresentação de soluções em veículos especiais adequados às exatas necessidades do cliente tem se mostrado como o grande diferencial competitivo que a Troller oferece ao mercado.

A produção de veículos militares também ganha importância fundamental na consolidação das estratégias de crescimento da empresa, pois seus produtos competem em mercados muito mais restritos e cuja competência exigida tem mais a ver com as características dos veículos Troller.

continua após a publicidade

Com a chegada da Pantanal neste ano, a Troller comercializou 20 modelos da picape configuradas conforme as necessidades da Companhia Paranaense de Energia – Copel. Os veículos estão sendo aplicados no reparo da rede de energia, em locais de difícil acesso. Outro segmento também explorado é a área militar, com o jipe militar Troller T4-M.