X-Type Estate agrada pelo estilo equilibrado. |
Conhecida pelos sedãs de prestígio, a Jaguar procura ampliar sua gama de clientes e lança a primeira perua da marca. O carro é derivado do sedã X-Type, que é fabricado sobre a mesma plataforma do Mondeo.
Os puristas estão reclamando, mas a nova proprietária ? a Ford ? não faz concessões. Depois de um modelo sem tração apenas traseira (é integral), com plataforma de um automóvel “plebeu” (o Mondeo) e opção de motor diesel, a Jaguar amplia a linha X-Type com… uma perua!
No caso do novo modelo familiar, a estrutura será compartilhada com a perua Volvo V50, que vai substituir a atual V40 no ano que vem. Apesar de ter divulgado as primeiras fotos do carro, a marca inglesa controlada pela Ford se limitou a dar apenas informações superficiais sobre a novidade.
Produzida pela própria marca, a X-Type Estate agrada pelo estilo equilibrado, embora tenha um ar de Volvo V40, que não é exatamente a última palavra no segmento (foi lançada em 1995).
A frente é a mesma do X-Type sedã, com os já conhecidos faróis ovais e a tradicional grade dianteira cromada. Sem muita ousadia, os desenhistas do novo modelo apenas traçaram as linhas típicas de uma perua. Na traseira, as lanternas combinam com o desenho do carro e contam com boa área de visualização.
Como equipamento opcionial inclui – entre outros elementos – barras porta equipamentos pintadas, ganchos para fixar una rede de segurança que separa o porta-malas do habitáculo e um espaço adicional embaixo do assoalho do bagageiro. O vidro traseiro se abre em separado da tampa, útil em locais apertados. As dimensões e os demais dados técnicos (que incluem a capacidade do porta-malas) ainda não foram divulgados.
A perua X-Type terá as mesmas opções de conjunto mecânico da versão sedã. A tração poderá ser integral e a linha de motores incluirá o novo 2.0 turbodiesel de 128 cavalos e que tem entre 33,7 e 35,7 kgfm de torque, isso por causa do chamado “overboost”, ou seja, a pressão extra do turbo ao pisar fundo no acelerador.
Entre os motores a gasolina estará o curioso V6 2.1 de 157 cv, além do V6 2.5 de 194 cv e do V6 3.0 de 231 cv.
Mais detalhes serão conhecidos em setembro, por ocasião do lançamento no Salão de Frankfurt 2003.