Finalmente a General Motors revelou todos os detalhes da nova geração do Malibu, modelo que fez sua estreia mundial simultaneamente no Salão de Nova York e no Salão de Xangai.

continua após a publicidade

O novo automóvel global da GM traz linhas claramente baseadas em outros modelos da marca, como a frente, que remete ao Cruze e a lanterna muito parecida com as do “muscle car” Camaro.

A nova plataforma do Malibu entrega ao modelo, 113 litros de volume interno a mais do que o modelo atual. O curioso é que o modelo sofreu sensível redução de tamanho. Seu entre-eixos, por exemplo, foi reduzido de 2,85 m para 2,73 m.

Além disso, o comprimento do Malibu caiu de 4,87 m para 4,85 m. A largura, entretanto, aumentou de 1,78 m para 1,85 m e a altura passou de 1,45 m para 1,46 m.

continua após a publicidade

Seu interior também foi renovado com desenhos mais fluidos, como o do painel de instrumento proeminente. Além dos propulsores mais econômicos, o veículo vem com transmissões de seis velocidades, que também contribuem para o melhor desempenho do veículo.

A suspensão do sedã da GM utiliza configuração McPherson para o eixo dianteiro e multibraço para a parte traseira do veículo. Para frear o carro, a GM utilizou freios a disco com ventilação com pistões duplos na frente e único nas rodas traseiras.

continua após a publicidade

O sedã será produzido com um motor 2.5 Ecotec de 4 cilindros com injeção direta e câmbio automático de 6 marchas. A linha de produção do novo Malibu começará a funcionar no inicio de 2012 nos EUA, sobre a plataforma Epsilon II, a mesma utilizada no Opel Insignia, Buick Regal e o novo Saab 9-5.

Nos Estados Unidos o modelo será vendido nas versões LS, LT e LTZ, todas com “airbag” de série, além do novo motor 2.5 Ecotec de 190 cv de potência e 25 kgfm de torque.  De acordo com a GM do Brasil, ainda não existe previsão de chegada da nova geração do Malibu ao País.

E para o diretor-executivo de “design” da GM, Bryan Nesbitt, a mudança completa do modelo tem como objetivo trazer mais esportividade para o sedã médio da marca Chevrolet, assim como foi feito com o Camaro e o Corvette.

De acordo com a montadora norte-americana, mais de 600 mil unidades do Malibu foram vendidas mundialmente desde 2008. O Malibu 2013 será a oitava geração do modelo, que estreou em 1964. Nos EUA ele será oferecido como linha 2013.