Mais aventura com o Palio Locker

Enfrentar aventuras radicais, com caminhos repletos de facões, morros e lama, ficou mais fácil. Isto porque a Fiat Automóveis colocou no mercado o Palio Adventure Locker, uma das versões da linha 2009 do Palio Weekend, que conta também com a ELX e a Trekking.

Com ?design? externo e interno totalmente modificado, a versão Adventure – avaliada pelo Jornal do Automóvel para esta reportagem -, tem equipamentos inovadores: o Locker, um sistema de bloqueio de diferencial, e os amortecedores Powershock. Calçada com novos pneus de uso misto está mais alta e mais confortável. E, mesmo com essas novidades mecânicas e alterações, a Adventure Locker chega custando o mesmo que a Adventure vendida atualmente, ou seja, R$ 53.850,00.

auto13120608.jpgComo em edições anteriores enfocamos o lançamento da linha Palio 2009, vamos dar maior atenção ao ?test-drive? proporcionado em pista ?off-road? improvisada pela Fiat em Porto de Galinhas (PE), por ocasião da apresentação oficial da linha Palio 2009.

O Adventure Locker é equipado com motor transversal, 1.8 litro Flex, com 4 cilindros em linha, que desenvolve 112 cavalos de potência máxima com 100% de gasolina e 114 cv abastecido somente com álcool, ambos a 5.500 rpm. O torque máximo é de 17,8 mkgf (gasolina) e 18,5 mkgf (álcool), ambos a 2.800 rpm. Com esse motor e câmbio manual de cinco velocidades a Adventure Locker acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos (gasolina) e 11,5 segundos (álcool) e atinge a velocidade final de 172 km/h (gasolina) e 174 km/h (álcool).

Graças ao Locker, sistema de bloqueio de diferencial Eaton, desenvolvido pela FPT para o modelo, o carro supera condições de rodagem adversas com desenvoltura. O proprietário pode fazer com esse carro o que faria com um veículo 4×4. Usando as técnicas de ?off-road?, sem esquecer que não é um carro ?off-road?, consegue-se fazer coisas inacreditáveis, como transpor com facilidade os famosos facões, algumas rampas mais íngremes, lama e riachos.

Ou seja, quando o carro perde aderência de uma das rodas, o motorista aciona o botão ?ELD? (Electronic Locker Differential) a esquerda do volante, e bloqueia o diferencial. Anulando o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos, tornando possível que a roda com mais aderência gire e mova o veículo. A Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4×2 com bloqueio de diferencial.

Mesmo usando o carro radicalmente, a torção é pequena, mostrando que está bem estruturado. O ângulo de entrada é de 26º e o de saída, 23º. O Adventure Locker é ágil e confortável de ser guiado tanto no asfalto como fora dele, mesmo em condições adversas. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 1.8 Flex

Potência máxima: 112 cv (gasolina) e 114 cv (álcool), ambos a 5.500 rpm

Torque máximo: 17,8 mkgf (gasolina) e 18,5 mkgf (álcool), ambos a 2.800 rpm

Taxa de compressão: 10,5:1

Cilindros: 4 em linha

Ignição: Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Injeção Eletrônica: Delphi, multiponto, seqüencial indireta

Transmissão: câmbio manual de cinco marchas

Tração: dianteiros com juntas homocinéticas

Sistema de Bloqueio do Diferencial: Bloqueio eletromecânico – Locker

Direção: hidráulica, com pinhão e cremalheira

Suspensões

Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores             transversais, com barra estabilizadora. Amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, molas helicoidais.

Traseira: Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET, molas helicoidais.

Rodas: Em liga leve 5,5 x 15"

Pneus: 205/70 R15

Freios: Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)

Dianteiro: a disco ventilado (284 mm) com pinça flutuante

Traseiro: a tambor (228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

Capacidades

Porta-malas: 460 litros

Tanque de combust.: 51 litros

Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 segundos (gasolina) e 11,5 segundos (álcool)

Velocidade máxima: 172 km/h (gasolina) e 174 km/h (álcool)

Preço (ref.  5/2008): R$ 53.850,00

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo