Estão chegando ao mercado brasileiro a partir deste mês os automóveis da marca chinesa Effa Motors. Distribuídos em dois segmentos, utilitário e passeio, os veículos estão disponíveis em lojas multimarcas de São Paulo, apenas com o objetivo de realizar pesquisa de mercado e testar a receptividade dos veículos chineses.
Ao contrário de outras montadoras, a Effa Motors optou por nomear revendas sem exigir exclusividade de representação. ?Vamos iniciar os primeiros pontos de venda de modo gradual e com muita consistência administrativa e comercial?, explica José Geraldo Sampaio Moura, diretor-superintendente da empresa.
Dois veículos foram colocados à venda: e um automóvel (M100) e um utilitário (ULC). O M-100 é um carro de passeio compacto de quatro portas, com motor Suzuki de 970 cm3, que gera 47 cavalos a 5.000 rpm, que traz de série ar- condicionado, vidros elétricos (nas portas dianteiras), alarme, farol de neblina, comando interior de retrovisor, luz de pisca lateral e CD player.
Com peso em ordem de marcha de apenas 930 Kg, o M100 é um carro que mede 3.560 mm (comprimento), 1.600 mm (largura) e 1.670 mm (altura), com entre-eixos de 2.335 mm. Seu habitáculo é bastante espaçoso, com assentos dianteiros e traseiros retráteis. O porta-malas do carro chinês tem capacidade para levar 320 litros e o do Mille 290 litros.
Ao preço sugerido de R$ 22.900 mil, o M100 é o carro mais barato do País. O automóvel mais barato do Brasil, antes do anúncio do M100, era o Fiat Mille. Por R$ 23.480 mil você sai de uma concessionária da Fiat dirigindo o compacto.
De outra parte, os modelos ULC (Ultra Light Commercial), veículo utilitário ultraleve, chegaram nas versões passageiros, furgão e picape, destinadas para transporte urbano e caracterizadas por oferecer versatilidade e baixo custo operacional.
Neste segmento a Effa Motors concorrerá diretamente com os veículos da compatriota Chana. Em princípio serão comercializados três modelos ULC e em seguida virão uma picape média e um caminhão médio.
A base de motor é a mesma do M100; a principal diferença estará na variação da carroceria: uma minivan por um valor sugerido de R$ 29 mil, um furgão por R$ 25 mil e uma picape por R$ 19 mil.
Na avaliação de Sampaio Moura, ?o Salão do Automóvel de 2008, evento ao qual já estamos inscritos, será efetivamente o marco de nossas operações do Brasil. Além de apresentar toda a linha de produtos da Changhe e da Hafei, estaremos cadastrando possíveis revendedores de todo o País?.
