Para o XXIII Salão Internacional do Automóvel deste ano, em São Paulo, a marca Mercedes-Benz está trazendo um de seus mais belos e potentes modelos esportivos. Trata-se do novíssimo SLR McLaren, um esportivo singular, com design que combina sofisticação e modernidade com elementos clássicos dos lendários automóveis de competição da Mercedes-Benz da década de 50.
O conceito do “design” do SLR McLaren segue uma linha entre passado e presente, e, ao mesmo tempo, aponta para o futuro dos automóveis esportivos da marca. As longas linhas do capô, as entradas de ar nas laterais, as saídas laterais do escapamento, a traseira compacta e as portas com abertura do tipo “Asa de gaivota” dão ao SLR McLaren personalidade e nostalgia.
Essas características de estilo chamaram a atenção pela primeira vez no SLR de 1952, e têm permanecido como destaques no desenho do automóvel. O modelo foi apresentado oficialmente ao público em setembro do ano passado no Salão de Frankfurt.
As linhas do SLR mostram um estilo claramente inspirado nos carros da equipe McLaren Mercedes de Fórmula 1. O superesportivo permitiu à M-Benz e a sua parceira na competição demonstrar a sua experiência no desenvolvimento, construção e produção de carros esportivos de alto desempenho. Essa combinação de “know-how” e perícia está presente não apenas no conjunto de desenvolvimentos pioneiros e nos números de desempenho do SLR, como também nos níveis extremamente altos de segurança, sofisticação e praticidade que o modelo oferece.
Como seu lendário antecessor, de 1955, o 300 SLR, o SLR do século XXI incorpora desenvolvimentos tecnológicos que estão à frente de seu tempo. Sob o capô, por exemplo, o novo SLR esconde um motor V8 da Mercedes-AMG. Com 5,5 litros e compressor, ele desenvolve 626 cavalos de potência e um torque máximo de 780 Nm a partir de 3250 rpm.
Com essa motorização, o SLR atinge números de desempenho que estão entre os melhores de seu segmento: ele leva apenas 3,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h; passa a marca dos 200 km/h depois de 10,6 segundos, e leva apenas 28,8 segundos para chegar aos 300 km/h. O novo Mercedes-Benz SLR McLaren atinge uma velocidade máxima de 334 km/h.