Começa a ser comercializada no País a linha 2008 do utilitário esportivo ML 500, da Mercedes-Benz. A nova versão chega com motor mais potente – um 5.5 V8 (oito cilindros em ?V?) de 388 cv (cavalos) – e com um pacote maior de equipamentos. Entre os novos itens, estão o Pré-safe, o Neck-pro, Comand APS e o sistema de câmera traseira.
O Pré-safe é um sistema de proteção antecipada a ocupantes que faz uso do tempo antes de um acidente iminente para preparar o veículo e seus ocupantes para uma colisão. O resultado é uma redução na carga exercida sobre os passageiros no momento do impacto. Os protetores de cabeça Neck-pro dos bancos dianteiros reagem a colisões. Eles se movem para amortecer o impacto da cabeça do motorista e do passageiro em um estágio inicial de uma colisão traseira, protegendo contra o risco do efeito chicote (movimento brusco do pescoço).
O Comand APS de áudio e comunicação inclui ?display? colorido de 6,5 polegadas com integração para o sistema de câmera traseira, que consiste numa pequena câmera de vídeo instalada na tampa do porta-malas que proporciona manobras mais seguras. Esses equipamentos passam a ser itens de série para o ML 500 e também para os demais modelos da Classe M disponíveis para o mercado brasileiro: o ML 350, com motor V6 de 272 cv e o ML 63 AMG, equipado com um V8 de 510 cv.
Produzido na planta de Tuscaloosa, Alabama, nos EUA, o Classe M da M-Benz inaugurou o segmento de utilitários esportivos ?Premium?, reunindo num único veículo a força e o desempenho de um off-road com o requinte, conforto e segurança de um sedã de luxo. As constantes inovações aplicadas à Classe M tornam esse Mercedes-Benz um veículo completo e atrativo.
Entre seus componentes destacam-se o câmbio automático 7G-Tronic com alavanca de comando Direct Select junto ao volante e a tração integral eletrônica permanente com funções de regulagem da estabilidade 4ESP®/4ETS e auxílio para descida em pisos íngremes (Downhill Speed Regulation) e para arranque em subidas.