M-Benz lança linha 2012 de caminhões

Ao lançar sua nova linha de caminhões, ônibus e vans, na semana passada, em Campinas (SP), a Mercedes Benz espera retomar a liderança do segmento de cargas no País. Os cinco novos modelos da linha 2012 têm nova aparência, opcionais e tecnologia. Terão um acréscimo de preço ante a tabela hoje praticada, devido à inclusão das especificações que atendem aos requisitos do PROCONVE P-7, sobre o consumo e emissão de poluentes. O aumento ficará entre 6% a 10% sobre o valor atual para cada modelo.

Foi à primeira vez na história da empresa que toda a linha de caminhões foi remodelada ao mesmo tempo. “Toda essa renovação mostra a competência de 125 anos de desenvolvimento”, afirmou Jürgen Ziegler, presidente da M-Benz Brasil. Para atender à demanda de leves, a empresa aposta no Accelo (nas versões 815 e 1016), que vai substituir a linha 710. O Accelo 815 tem capacidade de carregar, no total, até 8 t, com opção de adição de um terceiro eixo. A linha conta com tecnologia BlueTec 5, que atende ao PROCONVE P-7 e oferece economia de combustível de até 6%.

Os novos Accelo são equipados, de série, com câmbio de cinco marchas. O interior da cabina conta com novidades, como as cores dos revestimentos internos, bancos e volante de direção. Os bancos foram redesenhados e o painel ganhou novas funções para ajudar na operação, como a indicação de consumo.

Para competir entre os médios e os semipesados, a Mercedes conta com o Atego (que tem sete versões: 1419, 1719, 1726, 1726 4×4, 1729 S, 2426 6×2 e 2429 6×2). A família tem quatro versões de cabinas: standard, estendida, leito teto baixo e leito teto alto, para atender “às necessidades de cada tipo de cliente e aplicação”. Os modelos rodoviários da nova linha possuem “spoiler” no pára-choque, com farol de neblina, o que aumenta a sensação de força.

No segmento de pesados, a Mercedes tem o Actros, disponível nas versões 2546 6×2, 2646 6×4 e 4844 K 8×4. Ele tem novo trem de força, câmbio totalmente automatizado PowerShift, sensor de inclinação da via, sistema de orientação de faixa de rolagem, sistema de controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e freio eletrônico com ABS e ASR. A linha também conta com o Atron, que concorre entre médios, semipesados e pesados.

Sua nova cabina tenta adicionar modernidade e robustez a linha atual. O veículo mantém a tradição da cabina semi-avançadas. O carro-chefe da linha é o semipesado Atron 2324 6×2. Ela ainda conta com o 1319 4×2, o 2729 6×4 e o 1635 4×2. O caminhão do segmento de pesados Axor completa a linha da Mercedes. Ele tem baixo custo operacional, produtividade e ampla disponibilidade para o transporte rodoviário de carga e para aplicações fora de estrada.

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