M-Benz GLK 280 é só luxo e robustez

Com a intenção de reforçar sua gama de produtos, foi que a Mercedes-Benz resolveu trazer para o mercado brasileiro o GLK 280, modelo equipado com motor 3.0 V6 que passou a ser comercializado em dezembro do ano passado.

Apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel, que ocorreu no mês de outubro de 2008 -portanto, antes da crise financeira que abalou principalmente o setor automotivo-, o SUV com a marca da estrela chega custando R$ 225 mil.

O GLK 280 reúne características “off-road” (herdadas do Classe G) com o luxo e o conforto provenientes do Classe C, modelo com o qual divide a mesma plataforma.

Por isso, a montadora o trata como um SUV de alto luxo e porte médio, e não como um “crossover”. Mas independe da definição dada à sua carroceria – SUV, crossover ou jipe -, o GLK impõe respeito por onde ele passa.

Pelo jeitão quadrado da sua carroceria que remete ao Classe G, suas linhas com ângulos retos e visual pendente para o fora-de-estrada, o difere dos concorrentes. E não deixa dúvidas que o modelo tem sob a sua plataforma algum recurso off-road que garante a sua integridade.

Seu interior tem detalhes em alumínio nos revestimentos das portas e no painel, e é marcado pela sobriedade e boa qualidade dos materiais. O ajuste dos bancos está localizado na porta, em forma de miniatura do banco, além de ter ajuste lombar.

O porta-malas tem capacidade de 450 litros, e os bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente, o que eleva o volume do compartimento de carga para 1.550 litros.

É equipado com robusto motor 3.0 V6 de 231 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, capaz na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, levar o GLK a fazer o tempo de 9s3 para alcançar o seu objetivo.

Outro ponto forte do SUV está em seu câmbio eletrônico 7G-Tronic, que permite operar as 7 marchas automaticamente ou por leves “tapas” para os lados da alavanca seletora de marchas localizada no console central. Seja qual for o modo selecionado, as respostas são sempre rápidas e eficientes.

De série o GLK 280 conta com itens de segurança, como: “airbags” duplo frontal, laterais nos bancos dianteiros, que são opcionais no banco traseiro, e de janela da coluna A (dianteira) até a coluna C (traseira).

O modelo é equipado com sistema de assistência de frenagem, que encurta a distância e pode evitar ou, pelo menos, atenuar um acidente. Um sistema chamado pela marca de Agility Control regula a rigidez dos amortecedores de acordo com o piso e o estilo de pilotagem.

No clube dos SUVs importados, que dá “status” a seus proprietários, o GLK 280 têm cadeira cativa. E sem dúvida, pelo que oferece, é um SUV de alto luxo para quem tem poder aquisitivo privilegiado. (BN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo