A M-Benz Estate acelera de
0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

Depois de ter sido apresentada em Detroit (EUA), em janeiro, a perua Mercedes Classe E acaba de ganhar a versão esportiva E55 AMG, que vai fazer parte das atrações da marca alemã no próximo Salão de Frankfurt (Alemanha), entre os dias 9 e 21 de setembro. Os tradicionais toques de esportividade, como os defletores de ar laterais e as rodas de aro 18, têm efeito estético e ajudam na melhoria do comportamento dinâmico, mas o principal apelo desse esportivo é a preparação da parte mecânica.

Sobrealimentado, o motor V8 5.5 recebeu 32% de potência e 34% de torque a mais que o modelo anterior, E55 AMG. São 476 cavalos e 71,4 kgfm entre 2.650 e 4.500 rpm, o que torna essa perua a mais potente produzida em série atualmente, superando os 450 cv da Audi RS6. O desempenho também é superlativo.

Números da montadora alemã informam que, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos (ante 5,9 segundos da E55 AMG antiga) e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Para satisfação do motorista, o câmbio automático seqüencial de cinco marchas (AMG Speedshift) pode ser comandado sem tirar as mãos do volante e foi programado para efetuar trocas rápidas.

No caso da suspensão a ar (Airmatic), outra boa surpresa para quem gosta de acelerar. Além de ser controlada eletronicamente, as molas e amortecedores são especiais, mais rígidos que os convencionais e se adaptam ao modo de condução, o que contribui para o carro ficar agarrado ao chão nas curvas.

Se a velocidade está alta e precisa ser diminuída rapidamente, o sistema de freios SBC (Sensotronic Brake Control) a reduz com ajuda da eletrônica. Dispensa o hidrovácuo e é monitorado por sensores, garantindo segurança e precisão ao comando do pedal. Enormes discos em conjunto com as pinças feitas especialmente para essa versão completam os principais componentes de freio.

Além da disposição para enfrentar a estrada, a perua também oferece generoso espaço no porta-malas, que pode levar entre 690 e 1950 litros de bagagem. Para maior conveniência, os encostos dos bancos são bipartidos (1/3 e 2/3). Entre os componentes mecânicos que receberam os cuidados da preparadora AMG está o escapamento com dupla saída oval.

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