Dirigir um M-Benz E 350 Avantgard é fantástico. Nos sentimos, ao realizar sua avaliação, como um ?estranho no paraíso?. A Mercedes-Benz brasileira vai importar da matriz, na Alemanha, apenas a versão ?top? do novo modelo, a E 350 Avantgard, que vem equipada com todos os opcionais disponíveis para o automóvel e vai custar R$ 326.864,00.

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E quando se fala em ?todos os opcionais?, isto é algo definitivo no M-Benz E 350 Avantgard. Do simples banco de couro, com todos os tipos de regulagem – altura, lateral, pra frente, pra trás, lombar… – até sistema de DVD, toca-CDs com disqueteira para seis discos e sistema para telefone celular acoplado, tudo pode ser oferecido ao comprador do modelo.

Seu painel de instrumentos combina indicadores digitais, sinal de modernidade, com um clássico relógio analógico. No centro do velocímetro está o mostrador do computador de bordo, cujas funções são selecionadas por meio de teclas no volante.

O sistema de som com capacidade para seis CDs e leitor de DVD é um capítulo à parte, com fidelidade sonora e eficiência acústica invejáveis. Como medida de segurança, o monitor só exibe a imagem do DVD quando o carro está parado; em movimento, aparece uma mensagem-alerta, mas o som permanece. Multimídia, o aparelho funciona ainda como navegador via satélite (GPS, função desabilitada no Brasil).

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Em seu interior o Classe E 350 Avantgard reserva grande número de itens de alta tecnologia e conforto, como o ar-condicionado com quatro zonas e comandos independentes para cada uma delas. Há airbags para motorista e passageiro (volante e painel e nas laterais), windowbags (cortinas infláveis nas janelas) e para os passageiros do banco traseiro.

O M-Benz E 350 conta, ainda, com faróis bixenônio de fachos direcionais – acompanham o movimento do volante em curvas, funcionando de modo suave e eficiente -, controle de estabilidade (ESP) e freios Sensotronic (controle eletroidráulico) a disco ventilado nas quatro rodas com ABS e assistência à frenagem.

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Do conforto que o E 350 Avantgard oferece é difícil reclamar. Os passageiros do banco de trás têm bastante espaço para pernas, cabeças e troncos, mas os pés carecem de melhor acomodação sob os bancos dianteiros. E o porta-malas tem 540 litros de capacidade. Um bom espaço, que acomoda bastante bagagem. (BN)

OLHO CLÍNICO

O novo motor desse verdadeiro sonho de consumo é surpreendente. Se você tiver a felicidade de ser proprietário de um M-Benz E 350 Avantgard, poderá achar que existe alguma coisa errada com seu novo motor. Um breve momento de distração, após acioná-lo, é suficiente para que fique em dúvida se a ignição foi acionada ou não. E, claro que a reação é dar nova partida.

Bem, nesse caso você não vai ouvir aquele horrível e estridente barulho, característico que motores emitem quando a ignição é novamente acionada, porque na E 350, como agora em todos os veículos de passeio da marca, o motor de partida é eletrônico e corrige esta ?falha? de percepção e memória do motorista.

Todo em alumínio, o novo motor V6 de 272 cavalos de potência, que também equipa a Classe CLS e o ?roadster? SLK, esportivo, é o primeiro V6 com ajuste quádruplo do eixo comando de válvulas. Segundo a M-Benz o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge a velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. A fábrica divulga média de consumo de 10,3 quilômetros com um litro de combustível para o modelo, confirmado no último fim de semana na Rodovia das Praias.

No câmbio automático seqüencial 7G-Tronic, são sete marchas, trocadas com suavidade pelo sistema convencional ou de forma esportiva, mais rispidamente, quando acionado o módulo esportivo.

As novas características do motor proporcionam direção bem mais agradável na cidade, quando esbanja força mesmo nos regimes de rotação baixa. Na estrada a condução é quase irretocável, graças ao bom funcionamento do conjunto motor/câmbio. A direção assistida também colabora para esse bem-estar, oferecendo carga bastante reduzida em baixa velocidade e precisão em alta.

O modelo tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo McPherson com dois braços transversais individuais na dianteira e multibraço na traseira. Com tração traseira, o E 350 é bem equilibrado em curvas, mas, considerando a grande distância entre eixos (2,854 m), é melhor nas de alta do que nas de baixa – nestas, apresenta leve tendência a sair de frente. A percepção de qualidade se faz presente até em certos detalhes, como a sapata do pedal do acelerador em forma de uma ampla ?prancha? onde o pé direito repousa com total conforto. É demais. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, transversal, 6 cilindros em V, 4 válvulas por cilindro, 3.498 cm³

Potência: 272 cv a 6.000 rpm

Torque: 350 a 2400 Nm a 5.000 rpm

Direção: hidráulica, tipo pinhão e cremalheira

Câmbio: automático 7G Tronic, 7 marchas.

Suspensão: Four-link na dianteira e independente Multi-link na traseira

Freios: sistema eletro-hidráulico (SBC), com freios antibloqueio (ABS) e sistema Brake Assist, discos de freios ventilados/diant./tras.

Pneus/rodas: 225/55 R16 / 7,5 x 16 pol

Dimensões: 4,81 m (comp.) 1,82 m (larg.) 1,44 m (alt.), 2,85 m (entreeixos)

Peso: 1.680 kg

Porta-malas: 540 litros

Velocidade: 250 km/h

0 a 100 km/h: 6,9 seg.

Preço: R$ 326.864,00