Depois de sete anos, a Mercedes-Benz divulga fotos e os primeiros detalhes do novo Classe C, cuja apresentação está marcada para o Salão de Genebra, na Suíça, em março. O visual do carro passou por forte mudança, ficando com formas que aumentam a impressão de refinamento.

continua após a publicidade

O destaque fica por conta da grade do radiador que, além de maior, passa a contar com características exclusivas em cada uma das três versões de acabamento: Avantgarde, Elegance e Classic.  Na luxuosa Avantgarde, três aletas com a estrela de três pontas ao meio. Na Classic e na Elegance, moldura cromada, três aletas e símbolo sob o capô.

Nas laterais, um vinco corre desde o pára-lama dianteiro, acompanha a ascendência da linha de cintura e dá origem ao aerofólio integrado à tampa do porta-malas. A traseira está mais curta, arredondada e esportiva do que a da geração anterior e traz lanternas em formato distinto. Os faróis ganharam novo desenho, semelhante ao do conceito Ocean Drive, exposto no Salão de Detroit (EUA), encerrado domingo último, dia 21. Eles têm formato retangular e invadem a tampa do capô. Apresentam ainda lâmpadas de xenônio com um novo sistema inteligente, que oferece cinco níveis de iluminação.

No seu interior, a sobriedade foi mantida, mas a nova geração tem traços diferentes dos usualmente adotados pela marca. A tela de navegação elevada é um exemplo. Há sete ‘airbags’, encostos de cabeça ativos e, opcionalmente, bancos que se moldam ao corpo, disco rígido para navegador e sistema de som, teto de vidro, entre outros.

continua após a publicidade

Sua linha de motores passou por poucas alterações, mas as opções de quatro cilindros ganharam em média 13% de potência e, segundo a M-Benz, consomem cerca de 6% menos combustível. A versão de entrada, C180 Kompressor, rende agora 156 cavalos, ante 143 cv do modelo disponível até agora. O C200 Kompressor teve sua potência elevada em 20 cv, totalizando 184 cavalos. Os propulsores a diesel também ganharam mudanças. Todos os motores vêm acompanhados, de série, de câmbio manual de seis marchas. Apenas o topo da linha, C350, a gasolina, já sai de fábrica com câmbio 7G Tronic, seqüencial de sete marchas.

Um dos destaques entre os novos dispositivos é o Agility Control, que age automaticamente na suspensão e nos amortecedores, adaptando os componentes para diferentes tipos de terreno. Há também o PRE-SAFE, inédito na linha Classe C; o dispositivo percebe a iminência de uma colisão e prepara os sistemas de segurança do sedã para a situação de emergência. Ele age diretamente no programa eletrônico de estabilidade (ESP) e no assistente de frenagem.

continua após a publicidade