Com preço a partir de R$ 28.000 e um plano de financiamento que poderá atrair os consumidores, que terá vantagens ao trocar o carro no término da garantia (que é de três anos), a partir do dia 1.º de julho as concessionárias da Renault, iniciarão a comercialização do Logan.

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O design do Logan, apresentado na última terça-feira aos jornalistas no Rio de Janeiro, como mostramos em edições anteriores, não é nenhum primor. Parece ter herdado as antigas linhas do Renault 19, com formas sóbrias e clássicas que resistem aos modismos, uma vez que o Logan (segundo a Renault) foi feito para durar. Não faltam argumentos racionais à Renault para convencer o consumidor a comprar um Logan. Mas ainda é cedo para afirmar que eles sejam suficientes para convencer os brasileiros.

Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Logan chegará às revendas em versões: Authentique, Expression e Privilège. As duas primeiras com motor ?flex? 1.0 16V Hi-Flex de 77 cv e a última com motor ?flex? 1.6 16V Hi-Flex 107 cv (gasolina) e 112 cv (a álcool). Alimentado a gasolina, o Logan 1.6 16V Hi-Flex chega a 182 km/h e a 185 km/h com álcool.

Mas o que deverá ser o grande destaque do carro é o espaço interno. A Renault compara as suas medidas com o Corolla e elas são maiores em alguns pontos, como largura e distância entre-eixos. A cabine do Logan tem espaço para cinco adultos e um porta-malas de 510 litros para bagagem, capacidade maior que a do Fiat Siena, com 500 litros.

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Internamente, não há refinamento no acabamento, que é revestido de plásticos em peças inteiriças nas portas e no painel. Seus vidros são quase planos, lembrando carros feitos até meados dos anos 90s. E a regulagem interna dos espelhos retrovisores só está disponível na versão Expression. A Renault oferece ainda 3 anos de garantia e revisões a preços pré-fixados.

Na versão de entrada (Authentique 1.0 16V), se o comprador quiser desembaçador e ar-condicionado, sairá por R$ 31.880,00. Com apenas ar quente e desembaçador o preço ficará em R$ 28.380,00. Na versão Expression 1.0 16V o carro sai por R$ 29.500,00 e com um pacote de opcionais que inclui ar-condicionado e desembaçador há um acréscimo de R$ 5 mil.

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O Privilège 1.6 16V custará R$ 36.800,00, acrescentando mais R$ 6 mil (ar-condicionado e pacote ?pack estilo?), para o topo de linha.

A previsão da Renault é vender 1.500 carros por mês, mas os seus diretores admitem que esta seja uma previsão conservadora, podendo ter uma venda maior durante o ano. O Renault Logan deve concorrer diretamente com o Prisma, o Classic (Corsa com carroceria antiga) e o Siena. No acumulado deste ano o Classic vendeu 35.677 unidades, o Siena teve uma venda de 30.637 carros e o Prisma vendeu 21.988 unidades. (BN)