Logan 1.0 tem muito espaço e pouco motor

Com preço mais baixo do que a maioria de seus concorrentes, como VW Voyage, Ford Fiesta e Fiat Siena, o Renault Logan 1.0 apesar de não ter estilo muito moderno, apresenta boa solução de espaço interno e um conjunto mecânico eficiente.

Um dos principais atrativos do sedã é sem dúvida o espaço interno. Com dimensões de carro médio, o Logan 1.0 concorre no segmento dos compactos e com isso leva vantagem.

Motorista e passageiro vão bem acomodados na frente. O banco traseiro é generoso, levando três pessoas com conforto e segurança. E conta com tem três encostos de cabeça e cintos de segurança laterais retráteis. Só o do meio continua abdominal.

Detalhe que contribui para o bom espaço atrás é o túnel central no assoalho mais baixo, proporcionando mais liberdade para as pernas de quem vai no meio.

Os outros ocupantes também desfrutam do mesmo espaço. O porta-malas de 510 litros (grande) seria ainda melhor se o encosto do banco traseiro fosse rebatível, o que facilitaria o transporte de objetos compridos.

Apesar do uso excessivo de plástico, o interior do Logan 1.0 tem acabamento razoável, com diferentes tonalidades de cores e texturas. O tecido que reveste os bancos e parte do painel das portas é de boa qualidade.

O painel principal é um pouco recuado, exigindo certo esforço para alcançar comandos, mas os instrumentos de fundo preto têm fácil visualização e o computador de bordo fornece todas as informações necessárias.

O banco do motorista e o volante contam com regulagem de altura, favorecendo a posição de dirigir. Os comandos elétricos dos vidros na porta estão em posição correta ergonomicamente.Como a posição de dirigir no Logan é elevada, facilita a visualização do que se vê na frente.

Mas a visibilidade traseira é prejudicada pelas colunas largas. Retrovisores um pouco maiores e sensor de estacionamento ajudariam mais.

O motor 1.0 16V proporciona razoável desempenho para o sedã, estando com álcool ou gasolina, com boas arrancadas e retomadas de velocidade. Mas para tanto tem que se manter o motor “cheio” (entre 2.500/3000 rpm), e abusar da 3ª. e 4ª. marchas. Na 5ª. marcha, em altas rotações, é um pouco ruidoso.

Na cidade, com quatro pessoas, o carro apresentou consumo de 6,5km/l com álcool e 9,5km/l com gasolina.

Na estrada, na mesma condição, 9,5km/l com álcool e 12,9km/l com gasolina. O câmbio tem relações de marchas bem escalonadas, mas os engates poderiam ser mais precisos e macios.

O pedal de freio tem boa sensibilidade, e o sistema apresentou reações equilibradas durante as frenagens. O Renault Logan 1.0 Authentique agrada pelo comportamento dinâmico, espaço interno, conjunto mecânico, além do preço atrativo. (BN)

Ficha técnica

Arquitetura: Carroceria monobloco, 3 volumes, 4 portas, 5 passageiros
Motor: D4D Hi-Flex – Quatro tempos, bicombustível (álcool e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração: Dianteira
Cilindrada: 998 cm³
Potência máxima: 77 cv (álcool) a 5.850 rpm/76 cv (gasolina) a 5.850 rpm
Torque máximo: 10,1 mkgf (álcool) a 4.350 rpm/9,9 mkgf (gasolina) a 4.350 rpm
Alimentação: Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Suspensão dianteira: Tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseira: Semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidr&aac,ute;ulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Freios: freios dianteiros com discos sólidos de 259 mm de diâmetro e freios traseiros com tambores de 203 mm de diâmetro.
Câmbio: Manual, 5 velocidades e marcha-a-ré
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas (dm3): 510
Aceleração : 0 a 100 km/h em 14,2 s (álcool) / 14,3 s (gasolina)
Velocidade máxima: 161 km/h (álcool) / 160 km/h (gasolina)
Combustível: Gasolina e/ou Álcool
Preço sugerido: A partir de R$ 28.690,00

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna