A Renault do Brasil iniciou, em agosto passado, a comercialização da linha 2006 do monovolume Scénic. Entre as novidades que integram as três versões de acabamento (Authentique, Expression e Privilège) do modelo estão a disponibilização de um compartimento refrigerado ligado ao ar-condicionado com capacidade para armazenar três latas de refrigerante, inserção de cromados no desenho externo, novas rodas de liga leve e novo grafismo do quadro de instrumentos.
Externamente, as mudanças do Scénic estão na grade frontal, que ganhou acabamento cromado em todas as versões de acabamento, e no suporte cromado da luz de placa traseiro (disponível somente nos modelos Expression e Privilège), valorizando ainda mais o requinte que o desenho do veículo possui.
Outra novidade da linha Scénic 2006 que reforçará a modernidade do ?design? externo do Scénic é a adoção de novo jogo de calotas no modelo Authentique e a alteração no desenho das rodas de liga-leve utilizadas nas opções de acabamento Expression e Privilège.
Internamente, todas as versões da linha Scénic 2006 contam com novo quadro de instrumentos de grafismo moderno e com um compartimento refrigerado ligado ao ar-condicionado, instalado à frente da alavanca de marchas. Este compartimento possui capacidade para armazenar três latas de refrigerantes e é ideal para o acondicionamento e refrigeração de alimentos e bebidas, em viagens de média e longa distância.
Ainda na parte interna, a versão Privilège conta com maçanetas internas de abertura das portas cromadas e um novo e exclusivo porta-objetos adicional. Instalado na parte superior do painel de instrumentos, acima do ?airbag? do passageiro, este novo porta-objetos é amplo e permite guardar desde mapas de estradas e guias de ruas, até documentos e objetos de médias dimensões.
Visando ampliar ainda mais o requinte que o interior da versão topo de linha possui, o painel do Scénic Privilège 2006 passa a ser revestido em material emborrachado ?Soft-touch?, garantindo ainda mais conforto ao modelo. E acompanhando a tendência do mercado, a linha Scénic 2006 oferece também motores 1.6 16V Hi-Flex para as versões Authentique, Expression e Privilège, que podem rodar com álcool ou gasolina, puros ou misturados em qualquer proporção. (BN)
A participação dos modelos equipados com motor bicombustível no mercado vai aumentando aos poucos. Atualmente, os ?flexíveis? representam aproximadamente 39% das vendas de carros novos. E a minivan da Renault integra esse grupo que pode rodar com álcool ou gasolina, puros ou misturados em qualquer proporção.
Desde seu lançamento na Europa, em 1996, a Scénic mantém praticamente as mesmas linhas da carroçaria, embora no Brasil tenha recebido novos faróis e retoques visuais. Entre as novidades estéticas da versão Expression 1.6 16V Hi-Flex é o logotipo na traseira. A Scénic agrada pela boa visibilidade e espaço interno. E a posição de dirigir elevada e o volante inclinado acentuam sua vocação de carro familiar. Mas não nos agrada o tamanho dos pedais da embreagem e freio (estreitos demais), que poderiam ser um pouco maiores, oferecendo maior área de apoio para os pés e conseqüentemente mais segurança.
Mas durante a avaliação realizada em trecho urbano e de estrada, o motor 1.6 16V Hi-Flex da Scénic não decepcionou. De concepção moderna, seu motor de 115 cv (álcool) / 110 cv (gasolina), funciona com suavidade, mesmo em alta rotação. Tem fôlego suficiente para ?rodar? em nossas estradas, mesmo em regiões serranas, não comprometendo o desempenho do carro nas retomadas. Seu tanque tem capacidade para 60 litros de combustível. Acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 11,8 segundos (a gasolina) e 11,5 segundos (a álcool). E segundo a montadora francesa instalada em São José dos Pinhais (PR), alcança a velocidade máxima de 181 km/h (álcool) / 178 km/h (gasolina).
Os engates das marchas no Scénic são fáceis, até mesmo pela posição da alavanca, bem posicionada. E os comandos do som acoplados na coluna da direção facilitam o acesso pelo motorista, que não precisa desviar sua atenção da estrada. Seu consumo na cidade é de 8,2 km/l (álcool) / 11,4 km/l (gasolina) e na estrada 10,4 km/l (álcool) / 14,5km/l (gasolina), mas essas marcas podem mudar, pois dependem da maneira de dirigir de cada motorista. Uns pisam mais fundo, outros não.
O Renault Scénic tem garantia de 2 anos sem limite de quilometragem, com a primeira revisão gratuita aos 20.000 km (troca de óleo aos 10.000 km), 6 anos de garantia anticorrosão e Renault Assistance por 2 anos, serviço de socorro em caso de pane no veículo com atendimento válido no Brasil e Mercosul. (BN)
FICHA TÉCNICA
Versões Authentique Expression Privilège
Motor K4M Hi-Flex, bicombustível (álcool e/ou gasolina), 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Tração Dianteira
Cilindrada 1.598 cm3
Taxa de compressão 10:1
Potência máxima (ISO) 115 cv (álcool) / 110 cv a 5.750 rpm
Torque máximo 16,0 mkgf (álcool) / 15,1 mkgf a 3.750 rpm
Rodas Aço estampado Liga leve
Pneus 195/60 R15 185/65 R15
Suspensão dianteira McPherson, com triângulo inferior e efeito antimergulho, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Suspensão traseira Rodas independentes, braços arrastados, quatro barras de torção transversais e amortecedores hidráulicos telescópicos inclinados.
Freios Authentique e Expression: Duplo circuito em ?X?, discos ventilados dianteiros, com 280 mm de diâmetro, e tambores na traseira, com 228 mm de diâmetro. Privilège: Duplo circuito em ?X?, discos ventilados dianteiros, com 280 mm de diâmetro, e traseiros, com 274 mm de diâmetro, com ABS nas 4 rodas.
Direção Hidráulica, diâmetro de giro 10,7 m
Câmbio Mecânico, 5 velocidades
Tanque 60 litros de combustível
Porta-malas (dm3) mín/max 410 / 1.800
Aceleração 0 a 100 km/h 11,5 s (álcool) / 11,8 s (gasolina)
Velocidade máxima 181 km/h (álcool) / 178 km/h (gasolina)
Consumo cidade 8,2 km/l (álcool) / 11,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada (vazio, sem ar-cond.) 10,4 km/l (álcool) / 14,5km/l (gasolina)
Combustível Álcool e/ou gasolina