De acordo com a Toyota, o projeto do sistema flex usado no Corolla 2008, foi desenvolvido por engenheiros japoneses e brasileiros e levou três anos para ser concluído. A montadora espera aplicar a tecnologia aos veículos vendidos no Japão em um prazo de três anos. Com a novidade, a Toyota espera retomar a liderança do mercado de sedãs, liderado atualmente pelo Honda Civic, que também dispõe de versão bicombustível.
A lista inclui ainda ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, direção hidráulica, console entre os bancos dianteiros com porta-objetos, desembaçador de vidro traseiro, retrovisores externos elétricos, travas, vidros elétricos e aparelho de som com CD player para seis discos.
Outra novidade mecânica é velha conhecida do público brasileiro. Um reservatório auxiliar de 0,6 litros de gasolina, que auxilia nas partidas a frio. O recipiente foi montado atrás do cofre do motor para protegê-lo em caso de colisões frontais. Para aumentar a autonomia, principalmente se o carro estiver rodando com 100% de álcool, o tanque de combustível teve sua capacidade aumentada em um litro, totalizando 56 litros.
O Corolla 1.8 Flex custa a partir de R$ 56.565,00 (XLi). O topo de linha, por sua vez, R$ 79.676,00 (automático). E a Fielder custa entre R$ 67.144 e R$ 83.712,00 .
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16 válvulas, VVT-i, bicombustivel
Cilindrada: 1.794 cm3
Potência: 136 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas ou automático de quatro marchas
Suspensão: Dianteira:Tipo McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas (Corolla Xli) Discos ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD (Corolla Xei e SE-G)
Tanque: 56 litros