Toda a linha Corolla e Fielder 2008 chega às concessionárias da marca equipada com o exclusivo motor 1.8 16V VVT-i Flex, de 136 cv de potência, que pode ser abastecido com álcool e gasolina puros ou misturados em qualquer proporção. A entrada da montadora no segmento de automóveis bicombustíveis representa um marco na importância das operações técnicas da Toyota Mercosul perante a matriz no Japão.
De acordo com a Toyota, o projeto do sistema flex usado no Corolla 2008, foi desenvolvido por engenheiros japoneses e brasileiros e levou três anos para ser concluído. A montadora espera aplicar a tecnologia aos veículos vendidos no Japão em um prazo de três anos. Com a novidade, a Toyota espera retomar a liderança do mercado de sedãs, liderado atualmente pelo Honda Civic, que também dispõe de versão bicombustível.
O design do Corolla continua o mesmo da linha 2007. Mas o Fielder sofreu alterações na grade dianteira e no pára-choque, que o deixaram com a parte frontal idêntica ao do sedã. O interior de ambos os modelos também não sofreu alterações. Uma das mudanças mais aparentes ficou por conta da versão de entrada XL-i do sedã, que passa a contar com rodas de liga leve aro 15 polegadas e airbags dianteiros duplos como item de série.
A lista inclui ainda ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, direção hidráulica, console entre os bancos dianteiros com porta-objetos, desembaçador de vidro traseiro, retrovisores externos elétricos, travas, vidros elétricos e aparelho de som com CD player para seis discos.
Para proteger o motor do desgaste provocado pelo uso do álcool, a Toyota teve de aplicar uma resina protetora contra corrosão nos pistões, nos novos anéis de pistão e no ajuste do comando de válvulas. As velas de ignição também foram substituídas por outras de grau térmico mais elevado. Ao contrário do que se pensava, a taxa de compressão foi mantida em 10:1, mesmo com a introdução do combustível vegetal.
Outra novidade mecânica é velha conhecida do público brasileiro. Um reservatório auxiliar de 0,6 litros de gasolina, que auxilia nas partidas a frio. O recipiente foi montado atrás do cofre do motor para protegê-lo em caso de colisões frontais. Para aumentar a autonomia, principalmente se o carro estiver rodando com 100% de álcool, o tanque de combustível teve sua capacidade aumentada em um litro, totalizando 56 litros.
O Corolla 1.8 Flex custa a partir de R$ 56.565,00 (XLi). O topo de linha, por sua vez, R$ 79.676,00 (automático). E a Fielder custa entre R$ 67.144 e R$ 83.712,00 .
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16 válvulas, VVT-i, bicombustivel
Cilindrada: 1.794 cm3
Potência: 136 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas ou automático de quatro marchas
Suspensão: Dianteira:Tipo McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas (Corolla Xli) Discos ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD (Corolla Xei e SE-G)
Tanque: 56 litros