Em dezembro de 2005, a Citroën entrou para o mundo da tecnologia ?flex? equipando o seu compacto ?premium? com motorização 1.6 bi-combustível. O C3 Flex, primeiro Citroën bicombustível, foi equipado com o motor 1.6 16V que desenvolve 110 cavalos de potência máxima quando utilizado com gasolina e 113 cv quando abastecido com álcool, sempre a 5.600 rpm. O torque máximo é de 14,5 mkgf (gasolina) e 15,8 mkgf (álcool) a 4.000 rpm.
Praticamente um mês após a chegada do C3 1.6, a montadora francesa está equipando o seu modelo de entrada, com a versão flexível de seu motor de 1.4 litro, oito válvulas, que foi totalmente desenvolvido no Brasil, no Centro de Produção de Porto Real (CPPR), localizado na cidade de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro.
O desenho do C3 1.4 Flex foi mantido. A dianteira é o que chama mais a atenção no ?design? deste Citroën. O capô é curto e termina em formato horizontal, onde começa a grande grade dianteira, com o logo da marca na parte superior. O conjunto óptico acompanha as linhas do capô e grade, saindo pelas laterais, formando um belo desenho.
O C3 acomoda quatro pessoas. Os ocupantes do banco traseiro não contam com um bom espaço para as pernas, o que já é esperado em um carro desse porte. Mas o acabamento é muito bom. Menos cheia de detalhes do que a dianteira, a parte traseira do C3 também chama a atenção. Seu desenho é todo arredondado, inclusive o vidro traseiro, formando quase uma bolha. Na traseira, emblema Flex identifica o modelo.(BN)
OLHO CLÍNICO
Mas a grande novidade do Citroën C3 GLX 1.4i Flex está na sua motorização, com 82 cv com álcool no tanque e 80 cv com gasolina. Os engenheiros do Centro de Produção de Porto Real, com participação de técnicos da Bosch desenvolveram a nova motorização Flex com cerca de 200 mil quilômetros rodados entre testes, além de inúmeros ensaios e calibrações necessárias para os acertos às condições finais do novo motor.
Quanto à questão de ruído interno, será necessário um pouco mais de tempo na rua e estrada. Somente com o uso em nossas vias é que se poderá saber se o incômodo ruído aparece. Segundo números divulgados pela montadora, o C3 1.4i Flex tem valores acima da média: a velocidade máxima em ambos os combustíveis é de 173 km/h e para se atingir os 100 km/h os dados são muito semelhantes: 12,1 segundos (gasolina) e 12,0 segundos (álcool).
Seu grande concorrente é seu irmão de PSA, o Peugeot 206, versão Feline, que custa R$ 40.150,00. O Citröen C3 GLX 1.4i Flex tem preço sugerido de R$ 38.660,00 (sem frete e sem pintura metálica). A média de vendas do C3 em 2005 foi de 1.700 unidades, mês e a expectativa da montadora este ano é de 2 mil unidades a cada 30 dias. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, gasolina e álcool (flex), 1.4 litro, quatro cilindros em linha, 8 válvulas
Diâmetro e curso: 75 x 77 mm
Capacidade: 1.360 cm3
Potência máxima: 80 cv a 5.250 rpm (gasolina) e 82 cv a 5.250 rpm (álcool)
Torque máximo: 12,6 mkgf a 3.250 rpm (gasolina e álcool)
Taxa de compressão: 10.5:1
Transmissão: mecânica de cinco velocidades
Tração: dianteira
Suspensão dianteira: Tipo Mac Pherson, independente, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
Suspensão traseira: travessa deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Freio dianteiro: discos
Freio traseiro: tambor
Rodas: de liga leve e 14 polegadas
Dimensões/Pesos/Capacidades:
Comprimento: 3,85 metros
Largura sem retrovisores: 1,67 metro
Altura: 1,52 metro
Peso vazio em ordem de marcha: 1.075 kg
Volume do porta-malas: 305 litros
Volume do porta-malas com os bancos rebatidos: 1.155 litros
Capacidade do tanque de combustível: 47,0 litros
Desempenho:
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1 segundos (gasolina) e 12,0 segundos (álcool)
Velocidade máxima: 171 km/h (gasolina) e 173 km/h (álcool)
Preço: R$ 38.660,00 (referente janeiro de 2006)