Linha C3 da Citroën será totalmente ?flex?

ja811.jpgNa última quarta-feira (08/02), a Citroën do Brasil apresentou oficialmente à imprensa especializada paranaense, o seu mais recente lançamento, o Citroën C3 1.4 Flex.

Em dezembro de 2005, a Citroën entrou para o mundo da tecnologia ?flex? equipando o seu compacto ?premium? com motorização 1.6 bi-combustível. O C3 Flex, primeiro Citroën bicombustível, foi equipado com o motor 1.6 16V que desenvolve 110 cavalos de potência máxima quando utilizado com gasolina e 113 cv quando abastecido com álcool, sempre a 5.600 rpm. O torque máximo é de 14,5 mkgf (gasolina) e 15,8 mkgf (álcool) a 4.000 rpm.

Praticamente um mês após a chegada do C3 1.6, a montadora francesa está equipando o seu modelo de entrada, com a versão flexível de seu motor de 1.4 litro, oito válvulas, que foi totalmente desenvolvido no Brasil, no Centro de Produção de Porto Real (CPPR), localizado na cidade de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro.

ja812.jpgA chegada da versão ?flex? da motorização 1.4 litro chega num momento propício do mercado onde as vendas, entre todos os modelos dotados dessa tecnologia 100% brasileira, corresponderam em dezembro de 2005, a 75% do total de automóveis comercializados.

O desenho do C3 1.4 Flex foi mantido. A dianteira é o que chama mais a atenção no ?design? deste Citroën. O capô é curto e termina em formato horizontal, onde começa a grande grade dianteira, com o logo da marca na parte superior. O conjunto óptico acompanha as linhas do capô e grade, saindo pelas laterais, formando um belo desenho.

ja821.jpgCompleta o visual o pára-choque pintado na cor do carro, que se une à saia, que incorpora mais uma grade e os faróis de neblina redondos, há um borrachão pintado de preto de cada lado do pára-choque, para evitar pequenos riscos na pintura, assim como nas laterais do carro, unindo os dois pára-lamas. O C3 manteve o mesmo padrão de acabamento que recebeu desde o seu lançamento em 2003.

O C3 acomoda quatro pessoas. Os ocupantes do banco traseiro não contam com um bom espaço para as pernas, o que já é esperado em um carro desse porte. Mas o acabamento é muito bom. Menos cheia de detalhes do que a dianteira, a parte traseira do C3 também chama a atenção. Seu desenho é todo arredondado, inclusive o vidro traseiro, formando quase uma bolha. Na traseira, emblema Flex identifica o modelo.(BN)

OLHO CLÍNICO

ja823.jpgDurante a apresentação do modelo em Curitiba, na última quarta-feira (8/2), constatamos que o interior da versão GLX, única oferecida para a motorização 1.4i Flex, traz ar-condicionado de série, assim como direção elétrica, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sistema elétrico multiplexado, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, chave com dispositivo antifurto transponder, ?brake light?, entre outros. Os estilistas criaram um painel moderno para este novo Citröen. É tudo prático e ergonômico, além dos instrumentos estarem bem à mão do motorista e serem de fácil visualização.

Mas a grande novidade do Citroën C3 GLX 1.4i Flex está na sua motorização, com 82 cv com álcool no tanque e 80 cv com gasolina. Os engenheiros do Centro de Produção de Porto Real, com participação de técnicos da Bosch desenvolveram a nova motorização Flex com cerca de 200 mil quilômetros rodados entre testes, além de inúmeros ensaios e calibrações necessárias para os acertos às condições finais do novo motor.

ja824.jpgDurante a apresentação do modelo em Curitiba,  dirigimos e avaliamos o C3 1.4i  Flex, que mostrou ser um carro equilibrado, confortável e estável no percurso de 90 quilômetros. As respostas ao acelerador foram rápidas e precisas. Sua direção elétrica torna as manobras fáceis. Os freios a disco na dianteira e tambor na traseira se mostraram eficientes. O sistema de climatização interna é silencioso e eficiente e o nível de ruído interno adequado.

Quanto à questão de ruído interno, será necessário um pouco mais de tempo na rua e estrada. Somente com o uso em nossas vias é que se poderá saber se o incômodo ruído aparece. Segundo números divulgados pela montadora, o C3 1.4i Flex tem valores acima da média: a velocidade máxima em ambos os combustíveis é de 173 km/h e para se atingir os 100 km/h os dados são muito semelhantes: 12,1 segundos (gasolina) e 12,0 segundos (álcool).

Seu grande concorrente é seu irmão de PSA, o Peugeot 206, versão Feline, que custa R$ 40.150,00. O Citröen C3 GLX 1.4i Flex tem preço sugerido de R$ 38.660,00 (sem frete e sem pintura metálica). A média de vendas do C3 em 2005 foi de 1.700 unidades, mês e a expectativa da montadora este ano é de 2 mil unidades a cada 30 dias. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, gasolina e álcool (flex), 1.4 litro, quatro cilindros em linha, 8 válvulas

Diâmetro e curso: 75 x 77 mm

Capacidade: 1.360 cm3

Potência máxima: 80 cv a 5.250 rpm (gasolina) e 82 cv a 5.250 rpm (álcool)

Torque máximo: 12,6 mkgf a 3.250 rpm (gasolina e álcool)

Taxa de compressão: 10.5:1

Transmissão: mecânica de cinco velocidades

Tração: dianteira

Suspensão dianteira: Tipo Mac Pherson, independente, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora

Suspensão traseira: travessa deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Freio dianteiro: discos

Freio traseiro: tambor

Rodas: de liga leve e 14 polegadas

Dimensões/Pesos/Capacidades:

Comprimento: 3,85 metros

Largura sem retrovisores: 1,67 metro

Altura: 1,52 metro

Peso vazio em ordem de marcha: 1.075 kg

Volume do porta-malas: 305 litros

Volume do porta-malas com os bancos rebatidos: 1.155 litros

Capacidade do tanque de combustível: 47,0 litros

Desempenho:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1 segundos (gasolina) e 12,0 segundos (álcool)

Velocidade máxima: 171 km/h (gasolina) e 173 km/h (álcool)

Preço: R$ 38.660,00 (referente janeiro de 2006)

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