Três novos modelos da série K, a K 1300 S, a K1300 R e K 1300 GT lançadas pela BMW estão sendo comercializadas nas concessionárias da marca em nosso País.
O que era bom ficou ainda melhor. Esta citação pode ser aplicada à linha 2009 da série K da BMW, que em outubro do ano passado foi apresentada no Salão de Colônia, na Alemanha.
A série K – cujas representantes são a esportiva S, a “naked” R e a “sport-touring” GT – passaram por melhorias na parte mecânica, ciclística e ganharam aumento da capacidade cúbica no motor para seguirem como referência em desempenho, conforto e alta tecnologia embarcada.
Como diferencial das outras séries na parte mecânica, o motor da série K foi aumentado de 1.157 cm para 1.293 cm . O modelo K 1300 S está ainda mais potente.
Com os mesmos 175 cavalos a 9.250 rpm da versão R. Visualmente, a esportiva teve mudanças sutis na lateral da carenagem. Novas cores, grafismos, escape redesenhado com catalisador de três vias para atender às normas européias de emissão de poluentes. O destaque fica para o câmbio eletroassistido, permitindo a troca de marchas sem “fechar” o acelerador ou acionar a embreagem.
A motocicleta “naked” mais potente construída pela BMW, a K 1300 R está ainda melhor que a antecessora de 1.200 cm³. Na estética, mudanças nas aletas do tanque de combustível, o escapamento está menor – com os mesmos três catalisadores da “irmã” S – e o desenho das rodas foi alterado. Mas, se olharmos rapidamente, as mudanças são quase imperceptíveis e continua sendo a bela e exclusiva “naked” alemã.
K 1300 GT
Seguindo os passos das “irmãs”, a representante “touring” da série K também recebeu alterações. As suspensões são originárias da esportiva S, recalibradas para a proposta “turística” da motocicleta.
Como numa “touring” a palavra de ordem é conforto, a K 1300 GT oferece opcionalmente piloto automático, guidão regulável em altura, ajuste elétrico do pára-brisa e aquecedor de manoplas e banco, este último com comando individual para o banco do piloto e garupa.
E o sistema Duolever, (um dos cartões de visita da BMW) que evita o “mergulho” da dianteira em frenagens – continua presente nas três novidades, assim como a tradicional transmissão por eixo-cardã, reduzindo a manutenção.