Depois de algum suspense, a Lexus, divisão de luxo da Toyota revelou detalhes de seu primeiro “hatch”, um dos destaques do estande da montadora japonesa no Salão de Frankfurt (17 a 27 de setembro), protótipo que simboliza a entrada da montadora no segmento de “hatches premium”: o carro-conceito LF-Ch.

continua após a publicidade

Formas musculosas, laterais sem vincos, lanternas que lembram um bumerangue, rodas cromadas e conjunto óptico arrojado são características do LF-Ch, um compacto de cinco portas equipado com sistema de propulsão híbrida, a mesma que equipa outros modelos da Lexus, como o utilitário RX 400H e os sedãs LS 600h e GS 450h.

A tecnologia híbrida da Lexus consiste na combinação de um motor a gasolina – eficiente em consumo e com baixo nível de emissões – com um ou mais motores elétricos, que não emitem poluentes.

O carro-conceito LF-Ch será impulsionado por um motor elétrico, cujas baterias de íons de lítio são recarregadas por um motor a gasolina de baixa cilindrada. O motor a explosão também é acionado quando a situação requer mais força, como em fortes acelerações e subidas.

continua após a publicidade

Por se tratar de um protótipo, não é de estranhar a ausência de retrovisores externos.

No lugar do espelho, uma pequena haste, esconde uma câmera de vídeo com sensores, que faz às vezes do componente.

continua após a publicidade

Seu câmbio é automático, mas pode ser comandado por borboletas existentes atrás do volante.

Sua carroçaria é de cinco portas. E seu pára-choque dianteiro proeminente tem entradas de ar nas laterais para refrigerar os freios e a saída do escapamento é situada no centro do pára-choque traseiro. Seu habitáculo (interior), tem espaço confortável para transportar quatro pessoas, acomodadas em bancos individuais esportivos.

Na Alemanha, durante o Salão de Frankfurt (de 17 a 27 de setembro), a divisão de luxo da Toyota divulgará mais informações sobre o LF-Ch, carro-conceito de as linhas ousadas e chamativas.