A convite da Toyota Sulpar, tradicional revendedora da marca japonesa em Curitiba, tivemos a oportunidade de realizar uma avaliação no Lexus LS 460, na sexta-feira passada. Tecnologia, luxo e sofisticação, aliados a uma alta performance, definem os modelos da linha Lexus, fabricados pela Toyota no Japão.
Criada nos Estados Unidos em 1989 para o mercado externo de carros de luxo, a linha Lexus chegou ao Japão somente em 2005. Hoje em sua quarta geração, o Lexus LS 460 sedan é um dos modelos mais vendidos e desejados pelos norte-americanos. E não é para menos, pois o Lexus chama a atenção por onde passa. Em termos de segurança, o modelo tem 10 "air-bags" para proteger os passageiros.
Para começar, internamente o Lexus LS 460 esbanja sofisticação. Tem computador de bordo, sistema elétrico de fechamento das portas, abertura e fechamento da tampa do porta-malas elétricos, revestimento em couro disponível em três cores e apliques em madeira. O volante e os acentos têm aquecimento e ventilação, com regulagem individual de temperatura para cada banco, tanto dianteiro quanto traseiro. As poltronas traseiras são reclináveis.
As mordomias não param por aí. Existem três memórias para ajustes de pessoas diferentes, para altura e distância do acento e encosto. Além do sistema "blue-tooth" para falar no celular pelo sistema de som do veículo, você conta ainda com uma agenda telefônica no computador central, para maior comodidade do usuário. Seu sistema de áudio é de alta qualidade, Mark Levinson, com 19 alto-falantes e monitor de nove polegadas para os passageiros do banco de trás.
Para movimentar essa poderosa máquina, um motor V8 de 4.6 litros, com 347 cv de potência e 51 kgfm de torque máximo, que torna as acelerações e retomadas de velocidade mais rápidas. E para dar mais agilidade a este propulsor, a Toyota colocou para trabalhar a nova transmissão automática de oito velocidades, que permite ao LS 460 chegar aos 96 km/h, em menos de 5.5 segundos, com engates precisos, quase que imperceptíveis.
O rodar macio deste veículo de luxo, deve-se ao sistema de suspensão multilink, na direção com assistência elétrica e no sistema de gerenciamento integrado de comportamento dinâmico (VDIM). Ele controla o sistema de freios (ECB), a direção com sistema elétrico (EPS), o controle de estabilidade do veículo (VSC), assistência à frenagem (BA), distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD) e gerenciamento eletrônico de torque.
Ficha técnica
MOTOR
4.6 – V8 com 32 válvulas
Cilindrada: 4.598 cm
Potência: 347 cv a 6.400 rpm
Torque: 46,4 kgfm
Câmbio: Automático de 8 marchas – Chift-Tronic
Medidas
Comprimento: 5,15 m
Largura: 1,875 m
Altura: 1,475 m
Peso: 2.475 kg
Entre-eixos: 3,090 m
Suspensão
Dianteira/Traseira: Multilink, com barras estabilizadoras e componentes em alumínio.
Direção: Eletro Hidráulica Progressiva
Rodas: Liga leve, aro 18, inclusive o estepe
Pneus: 235/50/18 – Dunlop
CAPACIDADES
Tanque: 84 litros
Porta-malas: 573 litros
Valor
Preço: R$ 420.000,00