A Lexus do Brasil, pioneira por ter todo o seu line-up eletrificado desde 2020, anuncia a chegada da linha 2025 do sedã ES 300h e do SUV de luxo NX 350h. Mais equipados e modernos, os modelos incorporaram a nova estratégia comercial da marca, focada em entregar experiências personalizadas para cada cliente.

continua após a publicidade

Lexus ES 300h – Luxo e sofisticação

Disponível exclusivamente na versão Luxury, com um dos preços mais competitivos do segmento premium: R$ 360.990, o ES 300h 2025 apresenta importantes aprimoramentos que elevam ainda mais sua excelência. Destacando-se entre as novidades, está o novo Sistema de Áudio Premium Mark Levinson, composto por 16 alto-falantes e um subwoofer, proporcionando uma experiência sonora imersiva e de alta fidelidade tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Além disso, visando oferecer o máximo conforto, a Lexus equipou o sedã com um carregador por indução, convenientemente instalado no console central. Internamente, o modelo mantém o conhecido sistema de infotainment, com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e suporte para Android Auto e Apple CarPlay. Assim como em todo o seu portfólio, a Lexus aplicou em cada detalhe a tradicional qualidade artesanal que só os Takumis, mestres artesãos da marca, conseguem imprimir, respeitando os princípios do Omotenashi, que traduzem o espírito japonês de hospitalidade de antecipação às necessidades das pessoas.

continua após a publicidade

Os detalhes de acabamento sofisticado continuam no volante, revestido com couro, e manopla do câmbio. Assim como nos demais modelos, a Lexus utiliza couro ecológico premium nas portas, painel e console central, o que dá ao ES 300h um tom de requinte aliado à modernidade. O banco do motorista dispõe de regulagem elétrica com 10 posições, enquanto o do passageiro é dotado de oito opções de ajustes.

Sob o capô, o Lexus ES 300h é equipado com motor a combustão de 2.5L de ciclo Atkinson, de quatro cilindros, combinado com um propulsor elétrico mais compacto e potente, entregando 211 cv de potência. Outro ponto a ser evidenciado é a presença da transmissão Hybrid Transaxle, reconhecida pela sua contribuição para uma aceleração linear, eficiência de combustível e uma experiência de condução mais confortável.

continua após a publicidade

Segurança é ponto alto

No quesito segurança passiva, o sedã conta com 10 airbags, sendo quatro laterais (motorista, passageiro dianteiro e traseiros), dois frontais, dois de cortina e dois de joelho para os passageiros da frente, além de controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas. Ao falarmos em segurança ativa, o Lexus ES 300h ainda é equipado com o sistema LSS (Lexus Safety System), que dispõe de:

Sistema de Saída de Faixa (LTA): pode ser acionado pelo condutor e entrar automaticamente em ação, avisando o motorista com sinal sonoro e vibração no volante e corrigindo o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista se as setas não forem ativadas;

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): utiliza laser, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h), de acordo com o tráfego;

Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h);

Farol Alto Adaptativo (AHS): Um aprimoramento do farol alto automático, pois usa uma câmera localizada na parte frontal do veículo para ativar e desativar de forma inteligente os LEDs individuais em cada farol para controle preciso sobre a distribuição da luz.

NX 350h – SUV de luxo mais comercializado da Lexus

O luxuoso Lexus NX 350h apresenta importantes atualizações para o ano de 2025, especialmente nas versões Dynamic (R$ 385.990) e Luxury (R$ 409.990). Na versão Dynamic, destaca-se a adição da abertura elétrica do porta-malas e o sistema “hands-free”, que permite ao usuário abrir o compartimento passando o pé sob sensor por movimento localizado embaixo do para-choque traseiro. Além disso, inclui Alerta de Ponto Cego (BSM), rodas de liga-leve aro 20” e Câmera 360º, recursos que também estão disponíveis na versão Luxury. Algumas dessas atualizações também se estendem para a versão F-Sport (R$ 447.990).

O painel em tela TFT colorida traz informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações de áudio, entre outras. O motorista tem ainda à disposição o Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação GPS, áudio e assistente de direção diretamente no para-brisa.

O NX apresenta um sistema de ar-condicionado digital de duas zonas, proporcionando controle preciso tanto de resfriamento quanto de aquecimento, juntamente com um sensor de umidade e o sistema S/Flow, que inclui a função Concierge. Este último vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos de acordo com as preferências de temperatura do motorista ou dos passageiros.

Destacando-se como o primeiro modelo da Lexus a incorporar a tecnologia E-LATCH em todas as suas versões, o novo NX oferece uma experiência de abertura de portas sem precedentes. Este recurso permite que as portas sejam abertas suavemente com um simples toque de um botão, tanto para entrar quanto para sair do veículo. Ao acionar o interruptor correspondente, o sistema efetua a abertura das portas por meio de um motor elétrico, proporcionando praticidade e conforto.

Motorização

O NX 350h é equipado com a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive, uma fusão de desempenho e eficiência. O propulsor a combustão de 4 cilindros DOHC 16V, VVT-i, oferece 192 cv a 6.000 rpm e um torque de 22 kgf.m a 5.200 rpm. Além disso, conta com dois motores elétricos: um traseiro de 54 cv e torque de 12,1 kgf.m e outro dianteiro de 182 cv com torque de 27 kgf.m. Juntos, estes propulsores geram uma potência total de 246 cv, proporcionando uma experiência de condução dinâmica com emissões reduzidas.

Aprimorando ainda mais essa experiência, a transmissão Hybrid Transaxle oferece uma aceleração suave e linear, ajustando continuamente as marchas para proporcionar alto torque em baixas rotações, mantendo o controle da condução e maximizando a eficiência de combustível.

Estão disponíveis para o veículo quatro opções de modos de condução, incluindo o modo EV (puramente elétrico), modo ECO (que prioriza economia de combustível), modo NORMAL e também apresenta o modo SPORT (proporcionando respostas mais rápidas, de acordo com a preferência do condutor).

Além disso, o NX 350h vem equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time, que distribui automaticamente a força para as quatro rodas, garantindo uma condução suave em qualquer tipo de terreno.

LSS (Lexus Safety System)

O NX 350h possui tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do sistema Lexus Safety System:

Sistema de Saída de Faixa (LTA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista;

Sistema de mudança de Faixa (LCA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões;

Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash) para todas as versões: suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h);

Farol Alto Automático (AHS) para todas as versões: acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, ajudando a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna;

Alerta de Ponto Cego (BSM) para todas as versões: monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo;

Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC) para todas as versões: utiliza laser, radar, câmeras ou desses sistemas para manter distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade, de acordo com o tráfego;

Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist – SEA) para todas as versões: sistema opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar carros que se aproximem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto com um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.

No quesito segurança passiva, o NX 350h conta com sete airbags – um de joelho para o motorista, 2 laterais (cortina), dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro dianteiro, controle de tração e estabilidade e assistência ao arranque em subidas. Completam o pacote o farol alto com sistema adaptativo de iluminação (AHS), luzes de iluminação lateral (Cornering Lamp), sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar – ICS) até 15km/h, e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist – ACA). (Fotos: Lexus/Divulgação).