No Salão de Genebra que acontece entre 4 e 14 de março na Suiça, a subdivisão de luxo da Toyota, Lexus, mostra seu primeiro de “hatch” 5 portas, chamado CT 200h.
Classificado como “premium” pela empresa, o modelo exibido disponibiliza tecnologia híbrida desde seu lançamento.
De acordo com a montadora, o novo modelo pretende conquistar consumidores jovens e começará a ser produzido no fim de 2010. O veículo oferecerá de série faróis de “led”, computador de bordo com tela “touchscreen” de 8″ e forração interna com acabamento de materiais metálicos.
O compacto CT 200h possui entre-eixos de 2,6 m (para medidas de comparação, o Honda Fit possui 2,55 m) e seu porta-malas tem capacidade de 345 litros – podendo chegar a 700 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O CT 200h da Lexus é equipado com o motor 1.8 VVT-i, que, além de utilizar um câmbio ECVT (com relações de marcha continuamente variáveis), trabalhará em conjunto com um “poderoso, porém compacto motor elétrico”.
A novidade oferece três possibilidades de condução a serem selecionadas pelo motorista: Eco (econômica), Normal e Sport – que une os propulsores para fornecer o máximo de desempenho possível, abrindo mão da economia de combustível.
Neste último modo, as tonalidades da iluminação do interior do modelo mudam de azul para vermelho, endossando a condução esportiva. Outro destaque do híbrido, de acordo com a Lexus, é a sua suspensão traseira, que utiliza a configuração “Double Wishbone” que oferece boa estabilidade e conforto.
No CT 200h, também há possibilidade de trafegar no modo elétrico (EV). Nesta utilização, as baterias conseguem impulsionar o hatch por até 1,9 km quando a velocidade é de 45 km/h, de acordo com informações da Lexus.