Land Rover oferece longo e completo test drive

Como se tratava de um lançamento mundial, a Land Rover ofereceu um longo e completo test drive em seu novo Range Rover Sport. Foram cerca de 700 quilômetros mesclando autoestradas, trechos urbanos, ruas estreitas que cortavam vilarejos históricos, inclusive no País de Gales, além de trilhas radicais, com direito a travessia de rios, descidas de barrancos e muita lama.

A versão escolhida para iniciar o percurso foi a V8 com seus 510 cavalos. Com o volante do lado direito e todos os sentidos das vias inversas, atenção era fundamental para não ralar as rodas nas guias ou bater os retrovisores do carro nos veículos estacionados em ruas não tão largas.

No asfalto, o poderoso V8 mostrou suas qualidades. As vias estreitas e tortuosas não foram impedimento para ultrapassagens totalmente seguras, graças ao seu torque excepcional, que proporciona uma recuperação de velocidade invejável.

A transmissão é automática de oito velocidades com reduzida, só que em vez do seletor redondo, como o do Evoque, o Range Rover Sport traz uma alavanca semelhante à das linhas de luxo da BMW. As trocas podem ser feitas de modo sequencial na haste ou por meio de borboletas atrás do volante.

Em uma estrada de cascalho, os controles de tração e estabilidade entraram em ação por diversas vezes devido à velocidade não compatível do carro com aquele terreno. Entrando mato adentro, o veículo não encontrou dificuldades em descer de barrancos de inclinações bem acentuadas. Para tanto, bastava acionar a reduzida através do botão no console e o HDC (controle de descida) e tirar o pé do freio. A tecnologia fazia o carro se comportar direitinho e transformava a manobra em diversão.

Rios também não foram páreo para o carro, graças a um sistema que ampliou a capacidade de travessia de rios para até 850 mm de profundidade e que ainda pode ser monitorada pela tela no console. É que através de sensores incorporados nos espelhos retrovisores, o sistema mede o nível de água e emite avisos visuais e sonoros durante a passagem.

O controle de tração funcionou nas estradas de lama que lembravam a Transmazônica. Mesmo calçado com pneus de asfalto e dançando de um lado para outro, o valente utilitário esportivo superava as adversidades.

Dirigimos também o Ranger Rover Sport com as motorizações: a 3.0 litros V6 a diesel de 292 cv e a 3.0 litros V6 Supercharged a gasolina de 340 cv. Tanto no asfalto quanto na terra os motores apresentaram desempenho impecável, com arrancadas e retomadas de velocidade eficientes.

Desafio

A Land Rover preparou uma surpresa para os jornalistas no fim do teste, realizado no aeroporto de Cotswold, no centroeste da Inglaterra. Além de aceleração, frenagens e velocidade máxima feitas na pista de pouso do aeroporto, as provas para testar a capacidade de inclinação, torção da carroceria, subida e descida de rampas foram executadas dentro de um Boeing 747. Na primeira etapa, era necessário subir até o avião com o carro por uma rampa lateral e, logo ao embarcar, obrigado a fazer uma curva de 90 graus, superar novos obstáculos e sair pela frente do avião utilizando apenas o HDC na rampa, sem usar os freios. Com o auxílio da tecnologia, tudo foi superado pelo Range Rover.

Já no teste de velocidade executado na pista, a versão V8 foi acelerada até 241 km/h e na frenagem de emergência parou rápido e sem desviar a trajetória. Passou com nota máxima em tudo.

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