Lancer Evolution IX: rápido e preciso

ja643.jpgReferência por se assemelhar a um dos carros mais bem-sucedidos de todos os tempos nos ralis de velocidade: o Lancer Evolution IX. Nas ruas continua causando admiração pelo desempenho e por ser um dos modelos mais avançados em termos de tecnologia e esportividade. Afinal de contas, trata-se de uma "versão de rua" do bólido que disputa o World Rally Championship (WRC), ou o Campeonato Mundial de Rali de Velocidade.

Em sua nona evolução, produzida em série limitada para homologar o carro que corre no Mundial de Rali, o Lancer Evolution mostra-se atual e eficiente. Desde a sua primeira aparição, há 14 anos, o modelo da Mitsubishi vem passando – assim como os carros do WRC – por evoluções ininterruptas.

Ainda que continue demonstrando um comportamento digno de um carro de corridas, o Lancer Evolution vem ganhando em conforto e habitabilidade. Seu painel apresenta acabamento semelhante ao da fibra de carbono e o interior ganhou materiais de qualidade superior.

Detalhes impensáveis para as primeiras versões agora são parte integrante dos itens de conforto e conveniência do Evo IX. Vidros, espelhos retrovisores externos e travas de portas são acionados eletricamente. A coluna de direção é regulável, o volante Momo é revestido de couro. O Lancer também conta com o sistema "Immobilizer", dispositivo que bloqueia a ignição e garante que somente as chaves que tenham sido codificadas para o veículo possam acionar a partida do motor.

Com uma silhueta totalmente incomum para um veículo de rua, no Lancer Evolution o teto, capô e pára-lamas são estampados em alumínio. O capô conta com extratores de ar que, juntamente com a nova grade, auxiliam no arrefecimento do compartimento do motor. Um dos seus itens mais fortes de identificação visual é o aerofólio traseiro de fibra de carbono, que tem dupla função. Uma delas é proporcionar visual mais agressivo. A outra, aerodinâmica, é manter o perfeito comportamento do Evo IX em altas velocidades.

Entre as muitas características que definem o Lancer Evolution IX que chega ao Brasil como um verdadeiro "foguete" é o seu avançadíssimo motor. Com 290 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 40 kgf.m a 3.500 rpm, o motor ECI-Multi 4G63 é capaz de levar o Lancer de 0 aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Outra virtude do Evo IX são as retomadas de velocidade. Seu câmbio com relações curtas, a tração nas quatro rodas e o impressionante torque são os grandes responsáveis por essa performance.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo