As duas grandes novidades relacionadas com o Brasil no Salão de Frankfurt partiram da Volkswagen e da Mercedes-Benz.
A Volkswagen lançou o Golf, que inicialmente será vendido como importado, mas que na sequência deverá ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A Mercedes-Benz, por sua vez, confirmou uma nova fábrica no Brasil. Os estados de São Paulo e Santa Catarina estão entre os pré-selecionados. O presidente-executivo da montadora de luxo, Dieter Zetsche, não informou quais serão os modelos fabricados nesta unidade.
A grande expectativa é que essa nova fábrica passe a produzir o crossover GLA, principal lançamento da marca no salão. De acordo com a Mercedes, trata-se do primeiro carro da marca equipado com sistema de tração integral permanente 4MATIC como opcional. Para o modelo mais potente, a fabricante promete consumo médio de 14,08 km/l.
O carro é construído sobre a base dos novos Classe A, Classe B e CLA, batizada de NGCC (nova geração de carros compactos). Suas dimensões são 4,42 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,49 m de altura, e é equipado com motores 1.6 e 2.0 (ambos sobrealimentados e com injeção direta de gasolina) que geram 156 cv e 211 cv, respectivamente todos trazem função ECO start/stop de série. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete marchas (7G-DCT). O GLA será lançado na Europa no início do próximo ano.
Audi
Outra marca alemã que voltará a fabricar carro no Brasil é a Audi e o modelo escolhido é o novo A3. Ulrich Hackenberg, executivo da Audi, não chegou a confirmar o local da fábrica. Mas é quase certo que será em São José dos Pinhais, onde a Audi chegou a produzir o antigo A3 entre 1999 e 2006. É que o novo Golf, da sétima geração, divide a mesma plataforma com o novo A3, o que aumenta as chances de que a produção do A3 ocorra lá. Outro lançamento da Audi no salão é o novo A8, que chega ao Brasil no próximo ano. Com carroceria feita inteira de alumínio, com exceção dos pilares da coluna B (central, entre as portas da frente e traseiras), o sedã ficou mais leve: pesa 1.830 kg, o que a Audi chama de “melhor na categoria” para os modelos com tração integral. Na Europa, ele terá dois motores a gasolina, além de blocos a diesel: um 3.0 V6 de 313 cavalos e um 4.0 V8 de 441 cv.