O Auto Show Internacional New York – (Salão de Nova York) deste ano apresentou uma série de novidades mais reais do que conceituais. Os lançamentos têm datas marcadas para ganhar o asfalto das ruas, enquanto os conceitos -não apresentados em outros salões- são escassos. E mais: entre eles, os combustíveis alternativos foram praticamente esquecidos, ficando apenas para carros como o R1e, o pequeno elétrico da Subaru, o Saab 9-X e o híbrido Denki Cube, da Nissan, a tarefa de ?pensar verde? entre as novidades.

continua após a publicidade

Em Nova York, os cupês esportivos como o Hyundai Genesis Coupe, previsto ser vendido em 2010 dominaram o espetáculo. O motor é um V6 de 300 cavalos de potência, com tração traseira e desenho espetacular, próprio para acelerar com gosto, trocando as marchas no braço. Outro que também apareceu com câmbio manual foi o ?sempre conceito? Challenger, em sua versão R/T, com seis marchas, acompanhado do SRT8 e da versão SE, V6. Outro que ganhou o sobrenome de ?Coupe? foi o Pontiac Solstice, que tem tração traseira, motores 2.4 e 2.0 turbo, e nasceu como conversível.

Entre os compactos, destaque para o novo Honda Fit que manteve o estilo minivan, mas ganhou mais espaço e traços levemente ?gordinhos? no seu ?design?. Em sua primeira aparição em solo americano, o Honda -que será produzido no Brasil com o novo desenho no segundo semestre deste ano – manteve o mesmo motor 1.5 VTEC. O câmbio, para o modelo americano, é automático convencional, com trocas de marcha por meio de borboletas atrás do volante.

A Acura apresentou o sedã TSX, que conta com o eficiente motor i-VTEC 2.4, e visual remodelado, enquanto a Audi atacou de A4 Avant, a versão SW – e belíssima – do novo A4. A Nissan ressuscitou a sigla ?4DSC? que significa ?carro esportivo de quatro portas? e mostrou o novo Maxima, também equipado com mecânica V6. A turma ?320? – ML, G e R -, da Mercedes-Benz mostrou o ecológico motor Blue Tech diesel. A ML, que ganhou novo visual, aproveitou e trouxe toda a família, incluindo a nervosa ML 63 AMG.

continua após a publicidade

E por fim, reforçando suas metas de alcançar novos mercados, a Suzuki lançou o último conceito de três, o ?Kizashi 3? um sedã ultra anabolizado, com quatro portas e alto desempenho, que será a referência para a criação dos novos modelos da sua linha.