A Volkswagen e a legião de apaixonados pela Kombi comemoraram domingo passado os 55 anos de produção do veículo no Brasil, único país no mundo onde o modelo ainda é fabricado. A primeira unidade saiu da fábrica da montadora alemã em São Bernardo do Campo (SP) em 1957. E é lá que ainda são produzidas 90 unidades diariamente. A linha de produção, segundo dados da montadora, emprega 792 funcionários.

continua após a publicidade

A Kombi é o modelo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial e já acumula mais de 1,5 milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento na Alemanha, em 1950. E mesmo depois de tanto tempo, as vendas continuam em alta. Este ano, entre janeiro e julho, foram emplacadas 14.905 unidades no Brasil, o que representa um crescimento de mais de 4% em relação ao mesmo período de 2011.

O resultado é ainda mais expressivo ser for analisado o cenário da indústria de comerciais leves, que registrou queda de 1,4% no acumulado dos sete primeiros meses de 2012 contra o mesmo período do ano passado.

Segundo Marcelo Olival, gerente executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, o consumidor de Kombi tem um perfil bem diferente ao dos compradores de carro de passeio. O modelo, completa, se destaca pela relação custo-benefício, durabilidade, facilidade de manutenção, robustez mecânica e economia.

continua após a publicidade

Esses atributos fazem do veículo uma boa opção para frotas de empresas, por exemplo, mas é preciso lembrar que o carisma do modelo também faz com que ele sobreviva por tanto tempo. “Não é difícil achar uma pessoa que tenha uma história com a Kombi, seja como o veículo da família, o carro do trabalho ou o modelo que a levou para a escola”, arrisca Marcelo Olival.

Em Curitiba, os apaixonados pelo modelo se reúnem em dois clubes. Um deles é o Clube da Kombi de Curitiba, que atua para promover o veículo em exposições, eventos e encontros, mantendo viva a história do utilitário. Os participantes desse grupo têm carros que conservam ou reproduzem as características originais do modelo. Alguns possuem, também, Kombis customizadas. De um jeito ou de outro, ajudam a perpetuar a história dessa velha senhora.

continua após a publicidade