Em comemoração a seus 15 anos no mercado automobilístico, a Koenigsegg exibiu o esportivo chamado Agera, em Genebra. O veículo em questão utiliza como base o modelo CCX, porém, com uma série de aperfeiçoamentos para ser mais rápido e estável que a atual geração do esportivo da marca.
De acordo com a empresa sueca o Agera (que significa “ao ato” em sueco) teve a sua frente alargada em relação ao CCX para melhorar seu balanço e minimizar a transferência de peso em curvas.
Seus freios, com discos de cerâmica, foram aperfeiçoados para que o conjunto conte com melhor refrigeração, para diminuir o risco de fadigar durante uso severo.
A fábrica informou ainda, que o esportivo Agera recebeu um novo controle de tração auto adaptativo, embora nenhuma informação sobre o sistema tenha sido divulgada.
O motor do esportivo Agera, um 4.7 V8, recebeu aprimoramentos em seu sistema de admissão e teve a pressão de seus sobrealimentadores aumentada, passando a gerar 910 cavalos de potência e 112,1 kgfm de torque – sendo que 101,9 kgfm de força estão disponíveis entre 2.680 rpm e 6.100 rpm, informou a montadora.
Para medidas de comparação o CCX, de acordo com a Koenigsegg, acelera aos 100 km/h em 3s2 e atinge velocidade máxima de 395 km/h com seus 806 cv e 93,8 kgfm de torque.
Embora nenhuma informação tenha sido divulgada pela Koenigsegg, é possível notar a ausência do câmbio manual do modelo nas fotos, enquanto borboletas de troca de marcha surgiram atrás dos volantes.
O interior do Agera foi renovado em relação a seu antecessor e apresenta console central de fibra de carbono, botões de alumínio e todas as funções do veículo como rádio, sistema de navegação, contador de voltas e medidor de força g, entre outros, estão localizados em uma tela de LCD.
A iluminação interna do veículo e ao redor dos botões se faz por meio de nanotubos (micro tubulações) e o painel de instrumentos apresenta um desenho futurista e exibe o quanto da potência do motor está sendo utilizada. Conforme foi informado, o novo esportivo a ser exibido em Genebra é uma versão pré-produção.
De acordo com a Koenigsegg, a nova geração do modelo CCX (o Agera) ainda passará por seis meses de testes e desenvolvimento, que também está em trabalho em conjunto com a Michelin, responsável por desenvolver pneus exclusivos para o projeto.