No estande da Kia no Salão do Automóvel deste ano, muitas novidades.
A montadora coreana apresentou a nova geração do Cerato, com design atraente e muito parecido com o do Civic, o sedã Magentis e o utilitário esportivo Sportage reestilizados, além do hatch Rio, do utilitário esportivo grande Mohave e do carro conceito KND4.
Os primeiros a chegar ainda em novembro, são o Magentis e o Sportage. O primeiro tem novos detalhes na dianteira e na traseira e vem com motor 2.0 de 164 cv de potência.
Vai custar R$ 74.900. No Sportage, os retoques foram mais leves. Mudaram apenas faróis e pára-choques. O Cerato deixa de lado o desenho conservador e parte para a esportividade.
As vendas começam em março e o modelo terá motor 1.6 16V de 126 cv (cavalos). Pouco antes, em janeiro, desembarca no País, o Mohave. Será comercializado com motor 3.8 V6 (seis cilindros, em “V”) de 275 cv ou 4.6 V8 (oito cilindros, em “V”) de 340 cv, ambos a gasolina. Já o turbodiesel é um 3.0 V6 de 250 cv.
Mas o maior destaque, porém, é o Soul. Apresentado há poucas semanas no Salão de Paris, o modelo deve ser produzido entre 2009 e 2010 na fábrica que a Kia construirá em Salto, interior de São Paulo.
No entanto, primeiramente será importado com o mesmo motor do Cerato. E o Rio começará a ser importado quando o dólar se estabilizar. Tem motor 1.4 de 95 cv e chega para competir com o VW Polo e o Fiat Punto. (BN)