Na última segunda-feira (17), a Kia lançou e apresentou à imprensa mais dois produtos no Brasil: o Carnival e o Magentis. O primeiro é uma minivan grande, que tem como principal concorrente a Chrysler Grand Caravan. Sob o capô ela traz motor 3.8 V6, de 242 cavalos e 35 kgfm a 2.500 rpm. O câmbio é automático, de cinco marchas.
O modelo, importado da Coréia do Sul, tem preço sugerido de R$ 139.900 mil.
Os detalhes mais interessantes da minivan são a tampa traseira elétrica e as portas corrediças. Os bancos são removíveis ou dobráveis, podendo levar apenas bagagem, se for à vontade do consumidor. Entre outros equipamentos, a Carnival tem sensor de estacionamento e vidros elétricos nas duas primeiras filas (na terceira, eles são basculantes). Na parte externa, chamam atenção a grade, com elementos cromados, e o bagageiro de teto. As rodas aro 17 são de alumínio.
Lançado no Salão de Frankfurt, em setembro de 2005, o Magentis que ora é lançado no Brasil é uma versão renovada do sedã, que chega para atuar num segmento mais concorrido, o de sedãs médios.
Dentro da própria marca, ele está posicionado entre o Cerato e o Opirus.
Com estilo de traços simples, o sedã deixa o arrojo para o desenho dos faróis dianteiros e da grade cromada. Na traseira, as lanternas são bem sóbrias, de estilo clássico, com desenho retangular. Suas rodas de alumínio são de 16 polegadas.
Seu preço sugerido de R$ 69.900 mil, fica na faixa do Vectra Elegance, Honda Civic e Toyota Corolla. Ford Fusion, Honda Accord, entre outros, também competem na categoria. O Kia Magentis vem equipado com motor 2.0 de 145 cavalos e 19,3 kgfm a 4.250 rpm, além de câmbio seqüencial de quatro marchas.
Tanto o sedã Magentis quanto a minivan Carnival vêm bem equipados: freios ABS com distribuição eletrônica EBD, "airbags" frontais, revestimento de couro nos bancos e portas e rádio com CD player estão entre os principais itens de série dos modelos. A minivan tem ainda capacidade para oito ocupantes, com assentos dobráveis e removíveis. Conta também com ajustes elétricos das posições do banco do motorista.
É com esses atrativos que a Kia pretende vender entre 700 e 800 unidades do carro em 2007, atingindo um total de 0,3% de participação no mercado de sedãs de luxo.