Destaque da Kia no Salão de Detroit, o estúdio de “design” da marca nos Estados Unidos revela seu mais recente projeto, o conceito KV7, também em Genebra. Concebido como uma moderna van, o conceito KV7 desafia a idéia que vans são estritamente para o transporte da família e revela a visão de um veículo com funcionalidade para transportar um número grande de pessoas e bagagens.

continua após a publicidade

Sua postura ampla do KV7 é combinada com o desenho da coluna A e do pára-brisa, menos vertical do que em minivans tradicionais. A característica marcante do conceito é a porta ‘asas de gaivota’ do lado do passageiro, o que cria enorme ponto de entrada para o interior do carro quando aberta em conjunto com a porta do passageiro da frente, que não possui coluna.

Apesar de seu visual não-tradicional, as medidas do KV7 (4.873 mm de comprimento, 2.033 mm de largura e 3.100 mm de distância entreeixos) são coerentes com o segmento van, permitindo configurações flexíveis de assentos e uma infinidade de opções de armazenamento.

Ao repensar o exterior de uma van, a equipe de “design” do sul da Califórnia também previu um interior para atender às necessidades de um grupo inteiramente novo de consumidores.

continua após a publicidade

No interior, o conceito KV7 possui quatro cadeiras giratórias, incluindo a do condutor, computador “tabletop” e um ‘mini-lounge’ traseiro com capacidade para três pessoas e compartimentos para armazenamento, promovendo a interação dos ocupantes.

O último elemento que separa o conceito KV7 do restante das minivans pode ser encontrado sob o capô. O carro conceito é equipado com o novo motor Kia Theta II GDI 2.0 litros turbo, capaz de entregar até 285 cavalos de potência e é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades para dar potência e desempenho de V6.

continua após a publicidade

“Desde o início sentimos que a categoria tinha necessidade de uma reavaliação. Todos parecem desesperados para anexar o termo ‘esportivo’ a sua minivan, apesar de vans, em sua essência, serem quadradas”, disse Tom Kearns, Designer Chefe da Kia Motors América. “Ao invés de rejeitar a ‘caixa’, escolhemos celebrá-la, assim como fizemos com o Soul, e o resultado é um veículo franco e sofisticado que mantém a funcionalidade das vans e satisfaz as necessidades de mudança e diversidade dos consumidores de hoje”, concluiu Tom Kears.