A Renault do Brasil começa o ano de 2004 apresentando mais uma novidade para os seus clientes. O modelo Kangoo passa a ser equipado com motor 1.6 16V, de 95 cv de potência, em substituição ao motor de oito válvulas, de 90 cv.
Inicialmente, o novo motor estará disponível apenas na versão de acabamento RT, com preço sugerido pela Autovesa de R$ 44.690,00. Ao longo do ano, a nova motorização será adotada também na versão RN do Kangoo.
Com apenas 4,0 metros de comprimento e um diâmetro de esterçamento mínimo da direção de 11,3 metros de batente a batente, dirigir o Kangoo RT na cidade é tarefa fácil, confirmando o propósito da Renault de oferecer um veículo pequeno por fora e grande por dentro. Totalmente inovador em seu segmento, incorpora itens de conforto e segurança geralmente só vistos em automóveis de passeio.
Produzido na Fábrica de Motores, instalada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o propulsor 1.6 16V substitui o motor 1.6 8V, oferecendo mais 5 cv de potência e maior torque (15,1 mkgf a 5.000 rpm ante 13 mkgf a 3.750 rpm da motorização anterior).
O novo motor permite ao Kangoo alcançar velocidade máxima de 164 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos, segundo a montadora francesa instalada na Região Metropolitana da Grande Curitiba.
A exemplo do que acontece com as demais versões do Kangoo, o modelo RT 1.6 16V oferece uma excelente relação custo/benefício, além de proporcionar aos seus usuários níveis incomparáveis de conforto a bordo, performance e agilidade nas diversas tarefas do dia-a-dia.
Baixa manutenção
Ponto crucial para quem tem um veículo utilitário, a manutenção foi fruto de um intenso trabalho da equipe de engenharia e pós-venda da Renault do Brasil, visando oferecer um veículo robusto e de baixa manutenção. Para isso, a Renault elaborou um Plano de Manutenção bastante elástico, com intervalos entre as revisões periódicas a cada 30.000 km e troca das correias a cada 80.000 km.
O Kangoo RT foi desenvolvido para ficar o menos possível parado. O acesso aos mais diversos componentes mecânicos é extremamente fácil. Um exemplo disso está no sistema elétrico, que possui um número menor de conectores, sendo que cada circuito é protegido por um fusível. Com isso, além de gerar menos pontos de eventuais interferências de manutenção, esse sistema evita perda de energia, mantendo sempre um fornecimento de amperagem pleno e contínuo.
O amplo pacote de equipamentos de série inclui “airbag” duplo, duas portas laterais corrediças, rodas de liga-leve, desembaçador e lavador do vidro traseiro, regulagem elétrica dos faróis, comando de abertura das portas por radio-freqüência, direção hidráulica, “trio elétrico” e rádio CD-player com comando satélite na coluna de direção.