Com a missão de revolucionar o transporte urbano, por intermédio de nova óptica sobre a mobilidade individual, o protótipo de três rodas -duas na dianteira- K-Way está equipado com motorização híbrida (dois motores elétricos e um à combustão) e foi especialmente projetado para quem precisa fazer pequenos deslocamentos.

continua após a publicidade

O K-Way MOTUS só poderia ter nascido em Turim, berço da indústria automobilística italiana.

O projeto de mobilidade pessoal e urbana nasceu em 2006 no Laboratório de Mecatrônica da Escola Politécnica de Turim. Com largura pouco maior que a de uma motocicleta e comprimento menor do que o compacto automóvel Smart, o K-Way MOTUS alia a segurança e o conforto de um carro, com prazer da pilotagem e a praticidade de uma motocicleta.

Suas principais características são: estilo diferenciado, uma vez que conta com capota e desenho inusitado; e tecnologias que transformam o protótipo num veículo ecologicamente correto.

continua após a publicidade

A pequena dimensão do K-Way MOTUS e o baixo peso (estrutura feita em fibra de carbono), permitem que seu motor a combustão de 850 cm³ de capacidade cúbica, que atua em parceria com os dois propulsores elétricos, desenvolva uma velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 150 km/h.

Em função de inovador sistema de controle integrado de inclinação, que proporciona pilotagem fácil e divertida, o K-Way MOTUS pode chegar a um ângulo máximo de inclinação de 45º.

continua após a publicidade

As rodas dianteiras são acionadas diretamente por dois motores elétricos, instalados um em cada roda. E seu motor à combustão está diretamente ligado à transmissão da roda traseira. Assim, com a utilização dos três motores, o veículo híbrido reduz o consumo de combustível e também as emissões de poluentes.

Outro ponto bem trabalhado no projeto K-Way foi a questão da segurança – passiva e ativa. No protótipo italiano os dois ocupantes habitam uma célula de segurança, usam cinto de segurança e estão protegidos de impactos frontal, lateral e capotamento.

Assim, o veículo cumpre todas as normas de segurança exigidas pela legislação européia. A facilidade de condução se deve ao uso de um volante, em vez do guidão.

Depois de participar do SAE World Congress, que aconteceu em Detroit (EUA), K-Way MOTUS disputará a primeira etapa do Progressive Automotive X Prize, competição organizada pela X Prize Foundation, prova reservada apenas a veículos seguros e capazes de rodar mais de 44 Km/l. O evento acontece em 26 deste mês no histórico circuito Michigan International Speedway.