Um dos pilotos mais técnicos que já passou pela Velocidade na Terra, José Bornemann (WAP/TBI Industries/ Engepes/Total Telas/Bana Pneus/Oxy Place/Noguchi), usa toda a sua experiência como chefe de equipe na Ávila Racing, do preparador Nivaldo Ávila, onde correm seus filhos Christiano e Lucas Bornemann.

continua após a publicidade

Para a alegria do “Clan” dos Bornemanns, o irmão caçula, Lucas Bornemann faturou o título de campeão da temporada 2009, do categoria Novatos “I” e neste ano será promovido à categoria Marcas “B”. “

Finalmente conquistei meu primeiro título da Velocidade na Terra, pois não agüentava mais meu Pai e meu Irmão me pegando no pé. Foi um ano de muito trabalho, disputando com pilotos muito rápidos na Novatos “I”, o que valorizou ainda mais esta conquista”, disse Lucas Bornemann (WAP/TBI Industries/ Engepes/Total Telas/Bana Pneus/Oxy Place/Noguchi).

José Antonio Bornemann é natural de Porto União (SC), filho de Ivo Bornemann (in memorian) e Tereza Bornemann, é casado com dona Thelma Bornemann, com quem teve três filhos: Christiano (36 anos), Michelle (34 anos) e Lucas (25 anos). Começou a correr em 1976, no Paranaense de Marcas, nos asfalto.

continua após a publicidade

De lá para cá foram 33 anos de muitas conquistas e vitórias, nas categorias Marcas, Divisão 3, Força Livre 1600 , Força Livre 2000 (Mil Milhas), e Marcas 1.6, da Velocidade na Terra.

Foram oito títulos (79, 86, 87, 88, 95, 2002, 2003 e 2005) e 11 vice campeonatos, colecionando mais de 300 troféus, nas 350 largadas que participou. O Jornal do Automóvel conversou com José Bornemann, que contou parte de sua vitoriosa carreira de piloto.

continua após a publicidade

JA: Como é ser chefe de equipe na Ávila Racing, com seus filhos correndo nas categorias Marcas “A” e Novatos “I”?

JB: Este ano foi fantástico para nós três e toda nossa equipe. O Christiano foi bicampeão brasileiro, campeão da Copa Brasil e tricampeão paranaense de Velocidade na Terra, na Marcas “A”. Já o Lucas, conquistou o seu primeiro título na categoria Novatos “I”, no Paranaense de Terra.

JA: Você acredita que esse seu excelente desempenho, com diversos títulos será batido um dia?

JB: Com certeza. Meu filho Christiano já igualou as oito conquistas, e como ele ainda é novo, acredito que pode até dobrar com facilidade esses números.

JA: Nesses 33 anos de automobilismo, qual foi a melhor fase da sua carreira?

JB: Acredito que tenha sido em 1986, quando os irmãos Rudi e Egon Rempel me convidaram para correr juntos na Equipe Semopel, onde fomos campeões em 86, 87 e 88. Nós tínhamos andado juntos em 85, em Cascavel.

JA: Em qual equipe você comemorou mais conquistas?

JB: Foi na Ávila Racing, onde eu entrei em 2002, e conquistei os Paranaenses de Terra, na categoria Marcas, em 2002, 2003
e 2005. Vencemos ainda duas vezes as 100 Milhas de São José, em 2004, com o Felipe Schultz e em 2006.

JA: Quer deixar uma mensagem para os seus parceiros no automobilismo?

JB: Sim. Gostaria de agradecer do fundo do meu coração, todos aqueles que me ajudaram até hoje, patrocinadores, preparadores, mecânicos e amigos, pois se fosse nominá-los, gastaria mais uma página. Para a temporada 2010 o meu filho Lucas terá também o patrocínio da Cefec Ferramentas (Pinhais), que foi meu parceiro de 2004 a 2007.