Apresentado pela primeira vez como protótipo no Salão de Genebra de 2001 (Suíça), o fora-de-estrada japonês deve desembarcar no Brasil em meados do segundo semestre deste ano com preço acima dos R$ 100 mil. Como concorrentes, o utilitário terá os modelos Honda CR-V, Toyota Rav4, e Pajero TR4. Isso sem levar em consideração a versão 4WD do Ford EcoSport, que por custar menos que os modelos acima citados também deverá participar da briga.
Sob o capô, o utilitário esportivo X-Trail traz propulsor de quatro cilindros 16V de 2.5 litros a gasolina, dotado de sistema de comando de válvulas continuamente variável (CVTC). Este motor garante ao utilitário 180 cavalos de potência e torque de 25 kgfm a 4.000 rpm. A velocidade máxima (segundo a montadora nipônica) é de 193 km/h e os 100 km/h são alcançados em satisfatórios 9,7 segundos. Feito para trafegar com agilidade em qualquer terreno, o jipinho da Nissan traz a conhecida tração ?All Mode 4×4? e transmissão automática de quatro velocidades. As rodas são aro 16 de alumínio, montadas em pneus 215/65R.
Entre os itens de segurança, estão incluídos ?air bags? frontais, freios ABS com sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência para frenagens de emergência. Como foi divulgado durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, em outubro do ano passado, o X-Trail faz parte dos modelos pelos quais a marca japonesa quer ser identificada em nosso País.