Pretendendo aproveitar a crescente demanda por utilitários-esportivos no País, a Nissan prepara o terreno para o lançamento de mais um modelo 4×4 para o segmento: o X-Trail, que tem características de um veículo fora-de-estrada com o desempenho de um esportivo.

continua após a publicidade

Apresentado pela primeira vez como protótipo no Salão de Genebra de 2001 (Suíça), o fora-de-estrada japonês deve desembarcar no Brasil em meados do segundo semestre deste ano com preço acima dos R$ 100 mil. Como concorrentes, o utilitário terá os modelos Honda CR-V, Toyota Rav4, e Pajero TR4. Isso sem levar em consideração a versão 4WD do Ford EcoSport, que por custar menos que os modelos acima citados também deverá participar da briga.

O novo jipe da marca japonesa chega com toques de sofisticação como um dos trunfos. Externamente, o modelo chama a atenção pela robustez da dianteira e as grandes dimensões do conjunto óptico frontal e traseiro. Além de ampla área envidraçada, chama atenção o seu grande teto solar com 70 centímetros de comprimento por 81 cm de largura.

Sob o capô, o utilitário esportivo X-Trail traz propulsor de quatro cilindros 16V de 2.5 litros a gasolina, dotado de sistema de comando de válvulas continuamente variável (CVTC). Este motor garante ao utilitário 180 cavalos de potência e torque de 25 kgfm a 4.000 rpm. A velocidade máxima (segundo a montadora nipônica) é de 193 km/h e os 100 km/h são alcançados em satisfatórios 9,7 segundos. Feito para trafegar com agilidade em qualquer terreno, o jipinho da Nissan traz a conhecida tração ?All Mode 4×4? e transmissão automática de quatro velocidades. As rodas são aro 16 de alumínio, montadas em pneus 215/65R.

continua após a publicidade

Internamente o utilitário não deixa a desejar: vem equipado com sistema de áudio composto por toca-fitas e CD player para seis discos, ar-condicionado automático com mostrador digital, compartimentos para bebidas com climatização frio e quente, além de três tomadas de 12 volts.

Entre os itens de segurança, estão incluídos ?air bags? frontais, freios ABS com sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência para frenagens de emergência. Como foi divulgado durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, em outubro do ano passado, o X-Trail faz parte dos modelos pelos quais a marca japonesa quer ser identificada em nosso País.

continua após a publicidade