Jeep mostra linha 2012 do Compass e Wrangler

A Jeep apresentou na terça-feira, em São Paulo (SP), seu novo modelo para o mercado brasileiro, o Compass e a linha 2012 do tradicional Wrangler. O primeiro chega oferecendo características de veículos premium para o segmento de utilitários-esportivos médios e o segundo recebeu moderno conjunto mecânico, com motor e câmbio totalmente novos.

Compass

O estilo do Jeep Compass é um dos destaque do modelo, com linhas marcantes que remetem às tradições da marca, além de muita sofisticação, graças ao alto nível de equipamentos e tecnologia embarcada. Sucesso em vários países ao redor do mundo, o Jeep Compass carrega um grande apelo jovem e urbano. Será vendido para as regiões Sul e Sudeste ao preço de R$ 99.900,00. Dessa forma, está sendo ampliando o espectro de consumidores-alvo da marca, que é não apenas especialista em SUVs, mas a criadora da categoria em 1949 com a Willys Wagon, “irmã mais velha” da perua Rural, fabricada no Brasil entre as décadas de 50 e 70.

Produzido na fábrica de Belvidere, no estado norte-americano de Illinois, o Jeep Compass tem desenho harmonioso, conjunto mecânico moderno e eficiente, com motor 2.0 16V todo de alumínio, com duplo comando variável de válvulas e transmissão automática CVT. O propulsor consumiu US$ 4 milhões para ser totalmente adaptado à gasolina do Brasil, que contém 22% de etanol em sua mistura. A suspensão também recebeu atenção especial dos engenheiros da marca que criou o segmento off-road. O design do Compass exibe alguns dos traços mais típicos da Jeep, como a grade dianteira com sete aberturas, que se harmoniza com os ângulos retos das aberturas das rodas, que são de alumínio, de 17 polegadas. Ao mesmo tempo, o visual é contemporâneo, voltado ao público jovem, de tendências urbanas.

Wrangler

Mexer em um ícone nunca é fácil e foi esse desafio que a Jeep enfrentou para modernizar o conjunto mecânico do Wrangler 2012, que recebeu motor e câmbio novos. O resultado não poderia ter sido melhor: 40% a mais de potência, 10% de ganho no torque e ainda gastando menos gasolina. Para completar, o funcionamento ficou bem mais suave e silencioso, elevando a já emblemática capacidade na condução off-road. Produzido em Toledo, no estado norte-americano de Ohio, o mais icônico dos veículos off-road é oferecido na versão Sport, de duas portas, a R$ 129.900,00, e Unlimited Sport, de quatro portas, a R$ 139.900,00, para as regiões Sul e Sudeste. Esta última se destaca pelo aumento de 52 cm na distância entre-eixos e no comprimento, o que proporciona espaço interno e porta-malas mais amplos.

O grande responsável por essa evolução é o moderno e premiado Pentastar V6, que vem equipando vários modelos do Grupo Chrysler. Com 3,6 litros e 284 cv, ele representa um salto enorme em relação ao propulsor anterior – um V6 3.8 de 199 cv. O torque agora é de 347 Nm (antes eram 315 Nm). Com dois comandos de válvulas no cabeçote, o novo propulsor entrega desempenho muito superior. O tempo da aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, caiu 25% e agora é de 8,6 segundos. Além de oferecer uma performance melhor, o Pentastar V6 também se destaca pelo refinamento. Os níveis de ruído, vibração e aspereza foram muito reduzidos. Por sua vez, a eficiência cresceu. Agora, o Wrangler é capaz de rodar até 9 km/l, marca significativa para um veículo projetado para ser um verdadeiro todo-terreno. Essas características também se devem ao novo câmbio automático, de cinco marchas – o anterior era de quatro velocidades. Essa caixa de transmissão é a mesma do Jeep Grand Cherokee.

Veja na galeria de fotos o Jeep.

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