Rápido. Essa é a melhor e mais simples definição para o Jaguar XKR, versão mais potente e esportiva da linha de coupés e conversíveis XK que acaba de desembarcar no mercado brasileiro. Porém, quando tratamos de um Jaguar, simplicidade não é o adjetivo mais apropriado. O desempenho de seu motor V8 de 420 cavalos se une ao conforto, à segurança e à sofisticação que só a marca britânica pode proporcionar.
O uso de belas e arrojadas linhas aerodinâmicas, vinculadas a um estilo clean tanto por dentro quanto por fora, deixa o XKR com aparência altamente agressiva e moderna. O modelo possui atributos mais esportivos do que seus antecessores, como entradas de ar na tampa do motor, grade frontal cromada com desenho diferenciado, pára-choques exclusivos e rodas de liga leve de 20 polegadas.
Internamente, pode-se observar a logo da linha R presente nos encostos dos bancos, no volante e na manopla de câmbio.
O veículo também possui vários itens de conforto aos seus ocupantes, como memorização automática das posições dos bancos, computador de bordo com display em alta resolução e tecnologia Touch-screen, que mostra ao motorista informações vitais, como pressão dos pneus, marcha selecionada, navegação por satélite e controle interno de temperatura, esta última individual aos ocupantes.
Desenvolvido por intermédio de uma das mais avançadas tecnologias, o ?Sistema de chave inteligente? permite ao motorista abrir seu veículo e dar a partida à distância, ao pressionar apenas um botão presente em um cartão que pode ser carregado no bolso. O novo XKR prima pelo desempenho e pela segurança. Sua carroceria, única no mercado a ser inteira produzida em alumínio, além de proporcionar uma estrutura mais rígida do que seus antecessores, dá ao veículo o peso de 1.665 kg.
O propulsor do Jaguar XKR é o mais potente já produzido pela marca britânica para carros de passeio. Seu motor V8 de 4.2 litros com tecnologia Supercharged de quatro válvulas por cilindro faz com que o modelo desenvolva a potência de 420 cavalos a 6250 rpm, 120 cavalos a mais do que a versão XK, e torque de 560 Nm a 4000 rpm. O veículo vai da imobilidade aos 100 km/h em 5,2 segundos e atinge a velocidade final (eletronicamente limitada) de 250 km/h. O XKR é equipado com transmissão seqüencial de seis marchas e opção para a troca por meio de botões dispostos na parte de trás do volante, o que torna o veículo ainda mais ágil e com respostas imediatas ao comando do motorista.