Automóvel que proporciona ao condutor o que existe de mais moderno no segmento de carros ?premium?. Assim é o Jaguar X-Type, representante legítimo dos valores de luxo, versatilidade e praticidade da marca britânica. Modelo que faz jus a célebre frase de sir Willian Lyons, fundador da Jaguar: ?O automóvel é o mais próximo a algo vivo criado pelo homem?. Não seria exagero acrescentar que o carro é um dos veículos criados pelo homem que mais se aproxima da perfeição.

continua após a publicidade

O Jaguar X-Type sedã tem espaçoso habitáculo, com acabamentos e revestimentos que ressaltam o caráter luxuoso do modelo. As superfícies exteriores são limpas, minimalistas e, acima de tudo, contemporâneas, com sua dianteira caracterizada pela grade cromada, com moldura arrojada.

Seu amplo vidro traseiro oferece excelente visibilidade para motorista e passageiros e forma, com as lanternas exclusivas, uma silhueta elegante e atual. O acabamento interno, em materiais nobres como couro e madeira não deixa dúvidas que se trata de um verdadeiro Jaguar.

A linha X-Type oferece computador de bordo, ar condicionado digital e ajustes elétricos de assentos com memória de posição tanto para o motorista como para o passageiro. Nove air bags frontais e laterais, sistema de freios ABS, distribuidor de frenagem (EBD) e controle dinâmico de estabilidade (DSC) garantem a segurança dos ocupantes. Tração permanente nas quatro rodas é outro trunfo do veículo,

continua após a publicidade

Conforto e praticidade ao condutor são oferecidos pelo computador que, com um simples toque na tela (?touch screen?), mostra informações como: nível de óleo do motor, pressão dos pneus, temperatura do ar-condicionado ou o nível de combustível no tanque. O carro também conta com conexão ?Bluetooth?, navegador por satélite e o exclusivo ?Alpine Premium Sound System?, sistema de som de alta fidelidade com 10 caixas acústicas distribuídas pelo veículo e controladas pelo computador de bordo.

O modelo está disponível no mercado brasileiro com duas opções de motor. O V6 de 3.0 litros que faz o sedã sair da imobilidade aos 100 km/h em 7,3 segundos e o leva aos 230 km/h. A versão sedã conta também com versão mais comportada de 2.5 litros, que faz o veículo alcançar os 100 km/h em 8,3 segundos.

continua após a publicidade

A versão ?station wagon?, que possui o porta-malas com a maior capacidade da categoria, é equipada com o motor 3.0 litros, que faz a perua chegar aos 100 km/h em 7,8 segundos e a levam a 227 km/h. Os modelos são gerenciados por um câmbio automático de cinco com modo seqüencial e opção de condução esportiva.

O X-Type se apresenta como o veículo de melhor custo-benefício da categoria. A versão 2.5 parte de R$ 160 mil, valor considerado competitivo em seu segmento.