O Jaguar X-Type sedã tem espaçoso habitáculo, com acabamentos e revestimentos que ressaltam o caráter luxuoso do modelo. As superfícies exteriores são limpas, minimalistas e, acima de tudo, contemporâneas, com sua dianteira caracterizada pela grade cromada, com moldura arrojada.
A linha X-Type oferece computador de bordo, ar condicionado digital e ajustes elétricos de assentos com memória de posição tanto para o motorista como para o passageiro. Nove air bags frontais e laterais, sistema de freios ABS, distribuidor de frenagem (EBD) e controle dinâmico de estabilidade (DSC) garantem a segurança dos ocupantes. Tração permanente nas quatro rodas é outro trunfo do veículo,
Conforto e praticidade ao condutor são oferecidos pelo computador que, com um simples toque na tela (?touch screen?), mostra informações como: nível de óleo do motor, pressão dos pneus, temperatura do ar-condicionado ou o nível de combustível no tanque. O carro também conta com conexão ?Bluetooth?, navegador por satélite e o exclusivo ?Alpine Premium Sound System?, sistema de som de alta fidelidade com 10 caixas acústicas distribuídas pelo veículo e controladas pelo computador de bordo.
A versão ?station wagon?, que possui o porta-malas com a maior capacidade da categoria, é equipada com o motor 3.0 litros, que faz a perua chegar aos 100 km/h em 7,8 segundos e a levam a 227 km/h. Os modelos são gerenciados por um câmbio automático de cinco com modo seqüencial e opção de condução esportiva.
O X-Type se apresenta como o veículo de melhor custo-benefício da categoria. A versão 2.5 parte de R$ 160 mil, valor considerado competitivo em seu segmento.