Externamente, fica difícil reconhecer um Jaguar XK8 ou XKR da linha 2003. Mas a marca britânica garante haver nada menos que 900 novos componentes na nova geração. Na verdade, apenas modificações introduzidas na geração lançada em 1996 de seus cupês e conversível.
A novidade da linha Jaguar 2003 é o motor V8 de 4,2 litros, evolução do 4,0 anterior, aliado a uma transmissão automática de seis marchas (nova tendência, iniciada com o BMW Série 7) e a dispositivos eletrônicos. O motor, todo de alumínio, possui 32 válvulas e variador de fase do comando de válvulas. Como antes, é oferecido em duas versões: de aspiração natural e 298 cv (300 hp), no XK8 (antes 290 cv), e superalimentada por um compressor mecânico Eaton tipo Roots, com 396 cv (400 hp), no XKR (eram 370 cv). Este é, ao lado do sedã S-Type R lançado no último Salão de Detroit, o mais potente Jaguar já produzido em série.
O motor de 298 cv leva o cupê de 0 a 100 km/h em 6,4 s; o outro (de 370 cv), em 5,4 s. A velocidade máxima continua limitada a 250 km/h pelo controle eletrônico em toda a linha. O novo motor é também de 6 a 14 kg mais leve que o anterior, que já se destacava neste aspecto.
A nova transmissão, de fabricação ZF, é a mesma do S-Type R e permite operação manual quando desejado, através do percurso em forma de “J” da alavanca, tradicional da marca. Os novos XK evoluíram também em sistemas eletrônicos de segurança, entre eles o ACC (Adaptive Cruise Control, controle automático de cruzeiro adaptativo). Este sistema ? lançado em 1998 pelo M-Benz Classe S ? detecta o tráfego à frente, ou mesmo algo cruzando a estrada, e ajusta sem intervenção do motorista a velocidade do carro, controlando o acelerador, o câmbio e acionando os freios se necessário. A função Forward Alert (alerta à frente) emite um aviso sonoro sobre o trânsito lento adiante, para que o motorista redobre a atenção.
No estilo impecável do cupê e do conversível a Jaguar não ousou mexer. Há apenas três novos desenhos de rodas (com aro de 20 pol no XKR) e faróis com lâmpadas de xenônio, de série no XKR. O pacote esportivo R Performance -que pode ser solicitado com ambos os motores, ao contrário do que a letra “R” faria supor -inclui bancos Recaro, freios de alto desempenho Brembo (355 mm à frente e 330 mm atrás, com pinças de alumínio), estes de série no XKR, e detalhes exclusivos de acabamento interno em alumínio e couro. Opcional para os cupês é a chamada CATS (Computer Active Technology Suspension, suspensão com tecnologia eletrônica ativa), composta por molas mais firmes, amortecedores de carga variável por controle eletrônico e direção mais pesada em velocidade.
O interior do Jaguar 2003 traz novos equipamentos, como sistema de navegação por DVD, retrovisor fotocrômico com bússola e volante de ajuste elétrico, que se retrai para facilitar o acesso e a saída do motorista, agora de série.”felinos” britânicos certamente terão um lugar garantido entre os clássicos do futuro.