Jaguar Fuore XF-10: uma “fera” sem igual

O que dizer do estilo deste Jaguar XF-10 apresentado no último Salão de Barcelona? Por qualquer ângulo que se veja é um “arraso”. Dos espelhos com dois pilares até a traseira com quatro escapamentos agrupados ao centro, passando pelas várias entradas e saídas de ar nas laterais, esse carro seria um sério competidor entre os superesportivos.

O Jaguar Fuore XF-10 foi idealizado tendo como pano de fundo as pistas de competição, embora seja a encarnação de um ?puro sangue? superesportivo. O resultado foi um dois-lugares sem retoques, dotado de pura potência, dinamismo e carroceria exclusiva. Uma criação perfeita para compradores exigentes, que desejam beleza e velocidade.

Quanto ao “design”, a frente levemente arredondada possui uma grade dupla ovalada ao centro, bem baixa, ficando com a extremidade em ponto inferior ao do pára-choque, que incorpora duas entradas largas de ar e faróis de neblina. As portas, ao se abrirem, se estendem suavemente para cima, facilitando a entrada dos passageiros.

Visto de lado, percebe-se a linha de cintura que dá continuidade à altura do capô e determina o desenho da tampa traseira mais elevado, o que combina com as enormes rodas de liga de alumínio de 20 polegadas. O interior vem revestido em couro na cor vermelho, sangue e o volante possui formato de um paralelogramo (quase um quadrado) de quinas arredondadas. O alumínio predomina no painel.

As lanternas traseiras são rentes a um vinco superior da tampa do motor. O vidro traseiro se funde com o teto – também de vidro -, aproximando-se do pára-brisa. Duas saídas duplas do escape são colocadas ao centro do pára-choque, onde uma seção triangular se realça na traseira.

A letra “X” é um tributo ao legendário dois-lugares da marca dos anos 50 e o F corresponde à fonte de inspiração: a Fórmula 1. Concluindo a denominação, surge o numeral 10, correspondente ao motor de dez cilindros, o mesmo do carro de Pizzonia.

Para chegar ao ponto ideal, foi escolhido para ser o motor deste superesportivo o 7.0 litros de 10 cilindros, dotado de quarenta válvulas, de alta rotação, o suficiente para gerar cerca de 640 cv de potência máxima, instalado na traseira. Com essa configuração o veículo chega à velocidade máxima de 340 km/h e acelera da inércia aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, números que são o sonho de qualquer piloto de competição.

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