Fabricante britânica de automóveis Premium, a Jaguar Cars acaba de apresentar ao público seu mais novo veículo, o luxuoso sedã XJ 2010.
O evento aconteceu na galeria Saatchi, em Londres e foi acompanhada por convidados: figuras públicas, executivos da indústria, celebridades e imprensa.
Esportivo e sofisticado, o novíssimo XJ oferece um conceito contemporâneo em automóveis Premium, com design diferenciado, tecnologia surpreendente e performance digna de um verdadeiro Jaguar.
Iniciada pelos modelos XK e XF, o novo XJ reforça a completa revitalização dos automóveis da companhia, que busca uma nova geração de apaixonados por carros. O inovador teto panorâmico de vidro é um dos grandes diferenciais do modelo, que realça sua excelente iluminação e seu amplo espaço interno.
O interior do veículo possui design contemporâneo e utiliza materiais refinados que reúnem alto nível de conforto e não deixa de lado o estilo esportivo presente nos modelos Jaguar. Detalhes cromados ou black piano contrastam com o revestimento em couro presente no volante e em todo o painel central.
Como complemento do design interno do habitáculo, o modelo possui diversas opções de acabamento a escolha do usuário. Uma gama completa de versões denominadas Luxo, Premium Luxo e Portfolio estarão disponíveis para venda.
Além destas, a versão top de linha Supersport com motor Supercharged adota couro perfurado mais esportivo como revestimento para o painel, volante e bancos.
O novo Jaguar XJ 2010 poderá ser equipado com três opções de motores de última geração movidos a diesel ou gasolina. A versão diesel usa um motor V6 de 3.0 litros.
Os modelos a gasolina possuem propulsores de 5.0 litros V8 que podem ser aspirados ou carregar a tecnologia Supercharged, que desenvolve 470 cavalos de potência e 575 Nm de torque para levar o modelo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos.
Seu câmbio automático de seis velocidades, acionado ao simples giro do botão Drive Selector – sistema consagrado pelo Jaguar XF que elimina a manopla de câmbio para melhorar o espaço interno -, aperfeiçoa as mudanças de marcha e auxilia no desempenho do modelo.
O propulsor do XJ foi concebido com estrutura predominantemente de alumínio, que o torna, 150 kg mais leve do que seus concorrentes, contribuindo para um bom desempenho, dirigibilidade e economia de combustível.
Disponível no mercado internacional com opções de motorização diesel e gasolina, o veículo deverá desembarcar no Brasil durante o primeiro trimestre de 2010, somente com a opção a gasolina, por questões de homologação.