O cuidado com os detalhes está em cada item do novo EuroCargo. Com design assinado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, um dos mais bem cotados "designers" da Europa, a cabina do novo caminhão possui grandes ângulos de visão horizontal e vertical e aerodinâmica excelente, além de facilidade de acesso, graças ao ângulo de 90 graus de abertura das portas.
Trabalhar a bordo de um Tector significa mais conforto, não só em relação à cabina, espaçosa e funcional, como também em relação ao silêncio. O modelo é o mais silencioso entre os equipamentos que trazem cilindradas comparáveis porque o trem de engrenagens foi deslocado para a parte traseira do motor. A mudança também aumenta a transmissão de força para componentes agregados como compressor de ar e bomba hidráulica da direção. Também permite a montagem da tomada de força de grande capacidade, facilitando a implementação de superestruturas.
Em seu interior, soluções ergométricas inteligentes facilitam o trabalho dos condutores fazendo com que bancos e volante se ajustem de acordo com a estatura e o peso dos motoristas. Os modelos possuem basculamento hidráulico da cabina, com suspensão em quatro pontos por molas e amortecedores e quebra-sol externo. No caso da versão cabine leito, o motorista ainda dispõe de uma das mais amplas camas do mercado: são 2,0 metros de comprimento por 0,8 metro de largura.
O Tector possui cilindrada de 5.880 cm3, seis cilindros em linha, e quatro válvulas por cilindro, turbo-intercooler e sistema de injeção "Common Rail". Desenvolve 240 cv e apresenta torque constante de 69 kgfm em ampla faixa de rotação (de 1.200 a 2.100 rpm). O novo caminhão tem PBT de 23.000 kg, tara estimada de 6.480 kg e capacidade máxima de tração de 33.000 kg. O novo modelo médio da Iveco dispõe ainda de piloto automático "Cruise Control", que pode ser acionado a partir dos 30 km/h e que permite um ritmo constante de viagem.
Uma das principais vantagens do novo modelo médio da Iveco está no terceiro eixo de fábrica, que dá ao veículo maior diversidade de aplicações e aumenta a capacidade de carga do caminhão de 16 para 23 toneladas de PBT. A garantia do terceiro eixo é parte integrante do caminhão.