Italiano procura correia para sua Ferrari

ja762060706.jpgNo Brasil desde 1954, então com 12 anos, o italiano Antonio Valeriano, residente em São Paulo, estava preocupado: pela quilometragem, tinha passado o momento de trocar a correia dentada de sua Ferrari Dino 308 GTSi ano 1973. Ele sabia que se esta correia quebrasse o motor seria inutilizado.

Pesquisou e descobriu que a Dayco Transmission é a fornecedora das correias originais de todos os modelos produzidos pela Ferrari. Bastou um contato telefônico com a empresa em São Paulo e seu problema foi resolvido em domicílio.

Antônio Valeriano, por coincidência, nasceu na localidade italiana de Manopello, exatamente a cidade onde a Dayco possui a fábrica que produz, inclusive, as correias da Ferrari – o complexo total do grupo acumula 36 fábricas em 14 países. Interessante também é o fato de Valeriano ter um primo, Enzo, aposentado por esta fábrica.

O Ferrari Dino 308 GTSi ’73 do italiano Valeriano é uma jóia rara. Foi nela que surgiu o primeiro motor V8 na famosa fábrica italiana. E, na América do Sul, é a única unidade das 2.826 que foram produzidas até 1980. Curiosamente, este carro possui dois porta-malas – dianteiro e traseiro -, em função da posição central do motor.

Detalhes técnicos da Ferrari Dino ’73:

Carroceria: cupê 2+2 – desenho do estúdio Bertone
Chassis: tubular
Motor: V8 central
Cilindrada: 2.927 cm3
Válvulas DOHC: no cabeçote de duplo comando
Alimentação: 4 carburadores Weber 40
Potência: 255 cv a 7.700 rpm
Torque: 28,9 mkgf
O a 100 km/h: 8 segundos
Transmissão: manual de 5 marchas
Velocidade máxima: 235 km/h

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